01/03 Domingo – Adota Animal – Feira de Adoção

PT Santo André
Por PT Santo André fevereiro 24, 2015 09:54

01/03 Domingo – Adota Animal – Feira de Adoção

*** Edição de fevereiro da feira de adoção será realizada neste domingo (1º), no Parque Central, das 10h às 15h ***

A folia prolongada do Carnaval empurrou a edição de fevereiro da Adotaminal, a feira de adoção de animais da Prefeitura de Santo André, para o dia 1º de março. Neste domingo, entre 10h e 15h, no Parque Central, 72 pets sem donos e/ou vítimas de maus-tratos, dos quais 42 cachorros e 30 gatos, entre filhotes e adultos, estarão à espera de uma família. Acima de cinco meses, os peludos são entregues castrados, vacinados e vermifugados.

Exatamente o que pretende o casal Leya Silva e Michel Câmara, que reside no Bairro Camilópolis, em Santo André, e garante presença na feira do próximo domingo. A princípio, a assistente de vendas pretendia comprar um cão de raça, mas, mais do que o alto valor pesquisado, resolveu praticar um gesto nobre. “Por que não adotar um animal abandonado, uma vez que existem tantos espalhados pelas ruas”, se questionou, dias atrás, junto ao marido.

Decidida pela adoção, Leya, moradora em apartamento compacto, carrega a dúvida do crescimento do animal. “Queremos uma cachorra, mas de porte pequeno”, adiantou, ao acrescentar se, durante a feira, será possível obter algumas informações com veterinários. O que, sem dúvida, será esclarecido ao casal, bem como para o público interessado em adquirir um animalzinho.

De antemão, a médica veterinária Simone Ortiz Rizzotti, da GCZ (Gerência de Controle de Zoonoses) esclarece que, geralmente, os animais doados, filhotes, crescem muito. Neste caso, não há como saber exatamente o tamanho, uma vez que não são conhecidos os pais. “Por isso, fica mais fácil adotar um adulto, pois já vem no tamanho certo”, apontou.

Simone ainda faz outra observação. Para apartamento, o ideal é ter um gato, animal que se adapta muito bem a pequenos espaços. Mas vale lembrar que as janelas e as varandas devem estar teladas. E complementa: “Adoção de animal não se escolhe por tamanho. A pessoa deve estar ciente de que fará parte da família. Se tem condição de criar, alimentar, oferecer espaço, brincadeiras, passeio, banhos, veterinário de rotina, vacinas, e, principalmente, carinho”, reforçou a veterinária.

PÚBLICO-ALVO – Enfim, opções não faltarão para todos os gostos e corações. Mais uma vez, os cães maioria, 27 filhotes e 14 adultos – três deles hóspedes do canil municipal, entre um e quatro anos. Como é o caso do famoso Patinha, dez anos de idade, porte pequeno/médio, pelo preto, que carrega uma deficiência na pata da frente, que, no entanto, não o impede de sassaricar de um lado para o outro. Perneta, quatro, e Pingo, três, completam a lista.

Os gatos também terão seu espaço na feira. No total, 30, dos quais, 25 filhotes e cinco adultos. A Adotanimal ocorre sempre no último domingo de cada mês – a de março está programada para o dia 29, no mesmo horário e local. Recomenda-se que a pessoa leve coleira e guia para cães e caixa transporte para gatos – pode ser de papelão.

Os interessados na adoção devem ter mais de 18 anos, apresentar os documentos de identidade e CPF (Cadastro de Pessoa Física), além do comprovante de endereço no nome do proprietário. Em seguida, o adotante passará por breve entrevista com a equipe do Colégio Singular, parceira da Secretaria de Saúde/Zoonoses na ação, para orientações sobre posse responsável e assinatura de termo de compromisso.

Além da feira, existe a possibilidade de adotar um pet no canil municipal, que fica localizado na Rua Igarapava, 239, na Vila Valparaíso. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. O telefone para mais informações: 3356-9075.

‘2ª Feira Adotanimal de 2015’

Data: neste domingo (1º).
Horário: das 10h às 15h.
Local: Parque Central.
Endereço: Rua José Bonifácio, s/n. Bairro Paraíso.

Sobre a Secretaria de Saúde

Com orçamento previsto de R$ 449.899 milhões para 2015, a Secretaria de Saúde tem destinado o maior valor da peça orçamentária da Prefeitura de Santo André. O governo tem na Pasta uma de suas prioridades, inclusive com a construção de novos equipamentos públicos aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

A rede de saúde municipal é composta por 33 USs (Unidades de Saúde); dois hospitais (Centro Hospitalar Municipal e Hospital da Mulher); três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24 horas; quatro PAs (Prontos Atendimentos) 24 horas; três Centros de Especialidades Médicas; um Centro de Reabilitação Municipal; dois Centros de Especialidades Odontológicas; um Ambulatório de Moléstias Infecciosas; um Centro de Referência de Saúde do Trabalhador, um Centro de Terapia Comunitária e um laboratório de análises clínicas, além do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Na área de Saúde Mental, são quatro Naps (Núcleos de Atenção Psicossocial), um Caps (Centros de Atenção Psicossocial), quatro residências terapêuticas, duas repúblicas terapêuticas, um consultório na rua (veículo), um Centro de Atenção à Saúde Mental e um Núcleo de Projetos Especiais. Na diretoria de Vigilância à Saúde, o município dispõe de divisões de Vigilância Sanitária; Epidemiológica; Saúde do Trabalhador e Controle de Zoonoses e Ambiental.

A Secretaria de Saúde trabalha em parceria com a Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, que oferece vários serviços e atendimentos à população. A Pasta também oferece apoio diagnóstico e terapêutico, desde municipal até terceirizado, por meio de contratos e convênios.

Fonte:

Prefeitura de Santo André

PT Santo André
Por PT Santo André fevereiro 24, 2015 09:54