Feira Orgânica de Santo André registra venda de quatro toneladas de produtos por mês em 2014
Artigos relacionados
Inaugurado em abril deste ano, espaço oferece uma variedade de cerca de 200 produtos comercializados pelos 11 licenciados
Única com produtos 100% orgânicos do Grande ABC, a Feira Orgânica de Santo André foi inaugurada em abril e não poderia ter um retorno de funcionamento mais significativo em seus oito meses de vendas. De acordo com balanço concluído pela Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), números computados até o mês de novembro demonstram que o espaço de compras comercializou em média, quatro toneladas de produtos por mês, o que representa um total de cerca de 32 toneladas – por meio de seus 11 vendedores licenciados. O público mensal que visitou a feira foi de duas mil pessoas, ou seja, uma média de 500 por semana
“Gostaríamos de poder atrair novas cooperativas ou associações de produtores orgânicos no próximo ano, principalmente, para legume e fruta, entretanto, o equipamento oferece uma grande variedade de produtos e os números comprovam o sucesso que já alcançamos em tão pouco tempo”, disse o engenheiro agrônomo da Craisa e responsável pela feira, Fábio Vezzá de Benedetto ao avaliar o desempenho do espaço de compras.
Já na avaliação feita junto aos comerciantes, entre os produtos que mais são procurados estão as hortaliças folhosas, pois os alimentos frescos orgânicos oferecidos nos supermercados em geral, não têm qualidade tão boa e o mesmo frescor. “Outro item bastante requisitado são as frutas maturadas naturalmente, em especial as bananas que atingem um sabor muito melhor que os concorrentes convencionais que são climatizados.”
A feira atende o público todas as quintas-feiras, das 16h30 às 20h30 e fica instalada em frente ao espelho d´água do Paço Municipal.
PRODUTOS – Exposto em uma área com cerca de 40 metros e 11 barracas, o equipamento oferece diversas opções de alimentos, dentre eles pão de centeio, macarrão, bolinho de frutas integral, castanha de caju, frutas da estação e diversas outras folhas, legumes, verduras, processados, laticínios, ovos, sucos e grãos.
Além destas alternativas, a feira também conta com o espaço denominado Alternativa Orgânica, que funciona como uma espécie de lanchonete, onde os frequentadores têm a oportunidade de degustar salgados, doces e refrescos, entre outras opções naturais.
Para garantir mais conforto e comodidade aos visitantes, o estacionamento do Paço Municipal pode ser utilizado; as barracas também contam com iluminação adequada e a GCM (Guarda Civil Municipal) presta apoio e segurança durante o período de compras.
Produzidos por meio de técnicas comprometidas com o ambiente, os produtos orgânicos não permitem o uso de agrotóxicos ou substâncias nocivas ao homem ou ecossistema.
ADESÃO – Caso haja interesse de adesão ao espaço, o feirante poderá entrar em contato com a Craisa pelo telefone (11) 4996-9500, no ramal 2047, para obter mais informações.
*Com informações da Prefeitura de Santo André