Em favor de uma Mídia Democrática
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A Rede Globo fez do direito universal de acesso à informação uma mercadoria valiosíssima. E vende conforme seus interesses
Temos falado da necessidade da democratização da mídia, da necessidade de universalização de direitos, mas como é de costume contra o PT as posições são distorcidas.
Primeiro porque já existe hoje regulação da mídia. Ela está prevista na constituição federal, mas não é praticada. Por exemplo, segundo a constituição o monopólio ou oligopólio é vedado, no entanto a Rede Globo concentra mais de 2/3 das verbas publicitárias, de tv aberta do país. Concentra esse imenso volume de recursos por um mecanismo econômico, que permite que ela venda a sua ideologia, sua vontade política a milhares de lares; a informação não é neutra nunca, mas aqui prevalece a visão conservadora. Conservar para a Globo é um negócio altamente lucrativo.
Esse imenso aporte de recursos na Rede Globo, em grande parte, é fruto de mais um produto Global: os BV,s. A bonificação por volume nada mais é do que pagamento às agências de publicidade, de um percentual do volume de recursos investidos pelos anunciantes na grade de programação da TV. A Globo paga para ser indicada. E mesmo perdendo audiência, dia após dia, ainda lucra alto com esse mercado milionário. Os recursos globais de captação geraram um mercado concentrado, com forte influência da Rede nos costumes, normas e regras televisivas; A Globo não quer concorrência. A informação para Globo não é um direito do cidadão, é um negócio.
A Rede Globo fez do direito universal de acesso à informação uma mercadoria valiosíssima. E vende conforme seus interesses. A imparcialidade do produtor ou veiculador da informação passou a ser secundária na disputa política que a Globo se inseriu; para barrar o crescimento da internet e de mídias alternativas, ela colocou esse imenso conglomerado informacional a serviço de seus representados. Eleger governantes ou postulantes ao governo afinados com a política de concentração da renda, e no caso da Rede Globo desse mercado milionário, permite que os donos, induzam pressionem, assediem as chefias de redação, os redatores para manipularem as informações, sem dar direito do contraditório, sem checar as fontes, dando assim uma versão para um determinado fato objetivando manter o monopólio midiático no Brasil. Suas ações são coordenadas para um sentido: atacar o PT.
O PT quer democratizar a mídia, quer universalizar, quer defender a ideia de que informação e comunicação são direitos universais dos cidadãos e não monopólio econômico de um grupo comercial; O PT quer fazer valer a constituição federal; o PT defende simplesmente a ideia de que a comunicação é um direito de todos e um dever do Estado; Sim, porque no modelo brasileiro o Estado deve ser o responsável para que os brasileiros tenham boa informação. No modelo brasileiro as concessões (autorizações do Governo para que empresas explorem radio e tv) são dadas pelo Estado e ele deve zelar para que a grade de programação atinja interesses coletivos, sociais e não definidos economicamente, ideologicamente e politicamente como o da Rede Globo.
A dicotomia censura versus regulação é a falácia da Rede Globo para manipular a consciência do povo brasileiro e não permitir que o dinheiro do mercado publicitário seja mais distribuído para sites, redes comunitárias, pequenas emissoras de rádio e tv Brasil afora, que não tem o mesmo tratamento da Rede Globo.
Vamos continuar lutando e buscando cada vez mais conscientizar aos brasileiros da necessidade de tornar a comunicação mais justa, mais democrática e defensora da verdade social e não de uma rede de tv. Tarefa difícil, mas estamos acostumados a lutar para beneficiar a maioria dos brasileiros.
Fonte:
http://www.brasil247.com/