Reunião pública amplia diálogo com coletivos culturais
Artigos relacionados
*** Início da construção de Sistema e Plano Municipal de Cultura está agendado para 15 de abril ***
A Secretaria de Cultura e Turismo de Santo André e os diversos coletivos culturais da cidade iniciam em 15 de abril a construção do Sistema Municipal de Cultura (SMC) e do Plano Municipal de Cultura, instrumentos de planejamento, financiamento e execução da política cultural da cidade, que garantem capilaridade e controle social nas decisões do setor por meio de instrumentos legais. A ampliação do diálogo sobre metodologia e cronograma inclui a constituição de Grupo de Trabalho (GT), que irá elaborar a minuta do projeto de lei do SMC.
Os encaminhamentos resultaram de reunião de mobilização do setor realizada em 30 de março para o acompanhamento da construção e do trâmite do projeto de lei do SMC. “O propósito é aglutinar forças dos diversos movimentos, entidades culturais e instituições para garantir a participação popular durante o processo, bem como respeitar as demandas de quem consome cultura na cidade”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Tiago Nogueira.
Entidades, coletivos e movimentos de cultura decidiram se reunir em 13 de abril no Auditório Heleny Guariba, às 19h, para escolher três representantes que farão parte do GT, que contará também com representantes das secretarias de Assuntos Jurídicos, Cultura e Turismo e Governo. Antes acontece nova roda de conversa com a secretaria.
Editais e consulta pública
Em 1 de abril será publicado o edital do CulturAqui, programa de atividades culturais direcionado a entidades e coletivos de cultura.
O governo também abrirá consulta pública, no site da Prefeitura, para o programa VAI Santo André (Programa de Valorização de Iniciativas Culturais de Santo André), destinados aos artistas e produtores de cultura.
Fonte:
PSA