Pedalada Noturna de Santo André atinge público recorde após um ano
Artigos relacionados
Pelas ruas andreenses, trânsito comum é interrompido temporariamente ao longo do traçado percorrido pelos ciclistas sempre às terças-feiras, a partir das 20h
Após um ano, a Pedalada Noturna de Santo André, projeto pioneiro no ABCD, conta com quase 800 participantes todas as semanas. A iniciativa começou em 2014, com um grupo de 30 ciclistas. A Prefeitura encabeçou a ideia e colocou à disposição todo o apoio técnico para os passeios. Atualmente,o Paço é o ponto de encontro todas as terças-feiras, a partir das 20h. Os roteiros são pré-definidos e divulgados no portal da Prefeitura.
São Caetano e São Bernardo já estão seguindo o exemplo e fortalecendo a cultura da bike na Região. Nas ruas andreenses, o trânsito comum é interrompido temporariamente ao longo do traçado percorrido pelas bicicletas. Agentes de trânsito monitoram todo o passeio.
Um caminhão segue atrás do comboio servindo de carona para os ciclistas que se cansam ou passam por algum problema estrutural na bike. O secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra, é um dos entusiastas das pedaladas. Já acompanhou alguns passeios e afirma que o poder municipal pretende continuar com o incentivo. “As pedaladas são um caminho para introduzir as bicicletas na mobilidade da cidade”, disse. “Quando percebemos o movimento de grupos de ciclistas, oferecemos o apoio e agora cerca 850 participantes lotam as ruas a cada edição”, lembrou o secretário.
Antes da partida de cada passeio noturno, os esportistas podem se hidratar com água potável oferecida pela equipe da Prefeitura. Uma oficina gratuita também é montada na praça para fazer pequenos reparos antes das pedaladas.
Equipamentos de som informam o trajeto e horário de chegada e saída. Quando os ciclistas entram nas ruas, não há vez para carros, motos, ônibus e caminhões. Apenas veículos de socorro, como ambulâncias, podem interromper o passeio. “Mantemos um diálogo aberto com os ciclistas. Tudo é combinado e com a aprovação da maioria”, salientou Paulinho.
Ciclofaixas – Com o aumento de ciclistas, o número de agentes de trânsito também cresceu de 2014 para cá. Dos 30 ativos, hoje a cidade conta com 120 fiscais. Os pedais noturnos também incentivaram outra novidade no município.
Em fevereiro a Prefeitura inaugurou 10 quilômetros de ciclofaixas abertas aos domingos. É possível pedalar com toda a família, contando com a segurança e a exclusividade do espaço das 8h30 às 14h30.
O circuito tem como ponto de partida o Paço, seguindo pela Perimetral, Santos Dumont, Artur de Queirós, General Glicério, Industrial, Parque Celso Daniel, ruas Padre Vieira, das Figueiras, das Bandeiras, avenida Manuel da Nóbrega, rua Itambé e Queirós dos Santos.
Fonte: ABCD Maior