Com macroginástica, 16º Jogos da Terceira Idade de Santo André são abertos
Artigos relacionados
Cerimônia oficial ocorreu nesta segunda-feira, no ginásio principal do Complexo Esportivo Pedro Dell`Antonia; competição segue até 8 de maio
Santo André, 13 de abril de 2015 – A partir desta terça-feira (14) até o dia 8 de maio, os 1.100 inscritos na 16ª edição do Jotisa (Jogos da Terceira Idade de Santo André) estarão envolvidos na tradicional competição promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer. Se depender da empolgação dos participantes exibida na tarde desta segunda-feira (13), durante cerimônia de abertura no ginásio principal do Complexo Esportivo Pedro Dell`Antonia, promete. Até mesmo o prefeito Carlos Grana caiu na divertida macroginástica, embalada por um dos hits do grupo Roupa Nova.
Mas teve também desfile dos participantes com mais de 60 anos, divididos pelas 16 modalidades oferecidas, juramento, entrada do fogo simbólico e pira olímpica acesa, exatamente como manda uma competição esportiva. De quebra, apresentação especial de 80 alunos do grupo de dança da secretaria. Nas arquibancadas, o público aprovou, aplaudiu e registrou os momentos com a gravação de vídeos caseiros e as infalíveis selfies.
Morador na Vila Metalúrgica, o aposentado Vicente Barranco de Almeida, 72 anos, comandou o juramento, com a experiência de quem participou das outras 15 edições. Indagado sobre o número de medalhas ganhas, até então, não soube informar de bate-pronto. Depois, a memória deu uma ajuda e lembrou-se de algumas conquistas nos jogos de bocha, truco e dominó, modalidades que se inscreveu para o Jotisa 2015. “Mais do que competição, é uma forma de divertimento e lazer dessas pessoas”, apontou.
Pela primeira vez, a ex-jogadora Albertina Osório da Cruz Misko, 63 anos, integrante da Seleção Brasileira de Vôlei de 1971 a 1979, ficou incumbida de levar a tocha olímpica. “Sem dúvida, é algo gratificante para todo atleta. Ainda mais aqui em Santo André, onde tudo aconteceu na minha carreira”, afirmou a mestra da disciplina de voleibol há nada mais nada menos que 40 anos na Fefisa (Faculdade de Educação Física de Santo André), instituição privada vizinha ao complexo esportivo municipal.
DE FORA – Sem fronteiras, o Jotisa não se restringe apenas aos participantes de Santo André. Neste ano, outros representantes do Grande ABC: São Caetano, São Bernardo e Mauá. De São Paulo, os municípios de Barueri e Osasco se inscreveram.
O que foi motivo de orgulho por parte do prefeito Carlos Grana. “Quero dar as boas-vindas aos atletas de fora e ressaltar que Santo André mantém a tradição no esporte, desde a base até o alto rendimento”, afirmou o chefe do Executivo, para depois, ao lado da secretária de Esporte e Lazer, Marta Sobral, ex-Seleção Brasileira de Basquetebol, se divertir com a aula improvisada de macroginástica.
O tênis de mesa abre a temporada de competições nesta terça-feira, a partir das 8h, com partidas no ginásio 4 do Pedro Dell`Antonia. As provas de atletismo serão realizadas nesta quarta-feira (15), na pista do Clube Atlético Aramaçan, às 8h, e às 13h30. A programação prossegue com jogos de tranca nesta sexta-feira (17), a partir das 13h30, na sede da Assajea (Associação de Amigos do Jardim Estádio e Adjacências), na Vila Linda.
No total, serão 16 modalidades em disputa: atletismo, bocha, buraco, coreografia, dança de salão, dominó, gatebol, jogo de damas, malha, natação, tranca, tênis de mesa, tênis de campo, truco, voleibol simplificado e xadrez.
Foto – Albertina Osório da Cruz Misko, ex-jogadora da Seleção Brasileira de Voleibol na década de 1970, acendeu a pira olímpica, durante abertura do 16º Jotisa
Crédito – Diego Barros/PSA
Sobre a Secretaria de Esporte e Lazer
Instituída em janeiro de 2014, a Secretaria de Esporte e Lazer tem o objetivo de potencializar o acesso e a democratização do desporto e lazer para a melhoria da qualidade de vida da população de Santo André.
Dessa forma, a Pasta mantém calendário permanente das atividades de lazer e recreação nos parques, centros comunitários e comunidades da cidade. Também coordena as escolas de esportes nos 11 Cesas (Centros Educacionais de Santo André), que reúnem em torno de quatro mil alunos nas práticas esportivas.
A secretaria apóia ainda 32 modalidades competitivas no esporte de rendimento, além de realizar vários torneios tradicionais, como Jogos Escolares e Jogos da Terceira Idade, ou provas de corrida de rua e passeio ciclístico. Atualmente possui quatro ginásios esportivos, o Complexo Esportivo Pedro Dell´Antonia e o Estádio Municipal Bruno Daniel.
A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida em um dos principais polos econômicos brasileiros, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Segundo estimativas do IBGE para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2011, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 17,6 bilhões, sendo o 29º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa
Elaine Granconato – esgranconato@santoandre.sp.gov.br