Inscrições poderão ser feitas a partir desta quarta-feira (15) e seguem até 11 de maio; programa é gratuito e contará com encontros realizados uma vez por semana
Santo André, 14 de abril de 2015 – Orientação sobre as habilidades profissionais do trabalhador, elaboração de um currículo que desperte o interesse do empregador, como se portar de forma adequada durante a realização de uma entrevista. Estas e outras dicas serão oferecidas a quem se inscrever, a partir desta quarta-feira (15), em uma das turmas disponibilizadas pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, para o Time do Emprego. Outra vantagem em se aderir a este processo que é totalmente gratuito e realizado por meio de uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Santo André, é que o trabalhador participa das reuniões até que consiga um emprego ou ocupação.
“As orientações prestadas por meio destes encontros contribuem de forma significativa para que estes profissionais consigam aquela ocupação que desejam já que de certa forma, algumas destas dicas podem dar a eles uma certa vantagem em relação aqueles que buscam a mesma vaga. Ou seja, isso se torna um plus, um algo a mais”, ressalta Malu Lopes, facilitadora do Time do Emprego.
As inscrições vão até 11 de maio e devem ser realizadas na Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, localizado na Av. Artur de Queiros, nº 720, bairro Casa Branca, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O primeiro encontro – serão realizados entre oito e dez – já está programado para o dia 12 de maio, das 14h as 17h e será realizado na sede da secretaria. As turmas terão entre 20 e 25 participantes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4979-3624.
Sobre a Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária
A Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária tem por objetivo formular, coordenar e executar políticas e ações governamentais para a geração de emprego, trabalho e renda na cidade, contribuindo para o fomento do desenvolvimento econômico de Santo André.
É responsabilidade da Pasta fomentar o bem-estar social, por meio da identificação de oportunidades, qualificar e requalificar mão de obra, além de intermediar a oferta e a demanda de trabalho, no apoio ao setor produtivo local com ênfase na economia solidária, nos empreendedores autônomos e individuais.
A secretaria trabalha para organizar ações de qualificação social e profissional aos beneficiários do Programa Integrado de Qualificação (Lei n° 8.804, de 13 de dezembro de 2005), em parceira com a Secretaria de Educação. Desenvolve parcerias entre o poder público municipal e as entidades da sociedade civil, tendo em vista ações comuns de valorização da região e de busca de melhorias no quadro econômico e social locais.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Mais informações para a imprensa:
Thiago Krauss – takrauss@santoandre.sp.gov.br