X Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente define propostas para os próximos dez anos
Artigos relacionados
Evento no Teatro Municipal de Santo André reuniu mais de 500 pessoas, a maioria crianças e adolescentes
Santo André, 16 de abril de 2015 – Jéssica Alves, de 17 anos, e outros cinco adolescentes e crianças foram muito aplaudidos e ovacionados ao serem chamados para compor a mesa da cerimônia de abertura da X Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente. A adolescente Jéssica falou que quer mudar o mundo, como muitos de seus colegas, e que para isso é preciso participar, dizer o que se deseja. “ A gente tem de lutar, batalhar, porque, assim, tudo o que a gente quer vai conseguir”, disse. O evento, que teve como tema “ Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”, reuniu mais de 500 pessoas, nesta quinta (16) , para a definição de propostas para a composição de um plano com ações para vigorar pelos próximos dez anos
As demandas apresentadas foram previamente discutidas em pré-conferências e também na VI Conferência Lúdica dos Direitos da Criança e do Adolescente, que aconteceu em 27 de março, na Clasa (Casa Lions do Adolescente de Santo André). Naquele Encontro , 160 jovens com idade entre 8 e 18 anos se reuniram para falar o que esperam em termos de políticas públicas em áreas como saúde, educação, segurança, cultura e lazer, entre outras.
“Aqui em Santo André as pessoas são ouvidas, pois nossa cidade tem política pública para todas as pessoas, seja para crianças, adolescentes, mulheres, negros e outros”, frisou a Secretaria de Inclusão e Assistência Social , Fátima Grana. Na Conferência, realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Secretaria de Inclusão e Assistência Social, foram eleitos 31 delegados adultos e 21 delegados crianças e adolescentes, que participarão da Conferência Regional que acontece no segundo semestre, envolvendo os sete municípios da Região do Grande ABC.
As decisões resultantes da Conferência Municipal serão apresentadas na Conferência Estadual e na Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontece entre 14 e 18 de dezembro, em Brasília, cujo tema deste ano será “ Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”. Para o Prefeito Carlos Grana, “não é possível aceitar a lógica de que o adulto decida sozinho o que é melhor para as crianças e jovens, pois eles é quem têm mais propriedade para falar sobre suas necessidade. E no que se refere a Santo André, quero reafirmar o compromisso com a realização das demandas resultantes dessa conferência”, frisou.
Sobre a Secretaria de Inclusão e Assistência Social
Responsável por enfrentar as desigualdades sociais da população em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social por meio da política de assistência social e da integração de outras políticas públicas, de forma matricial e transversal, com controle social.
Compete ainda a secretaria desenvolver parcerias com os conselhos municipais e ONGs (Organizações Não Governamentais) permitindo o desenvolvimento de programas de proteção básica às famílias, transferência de renda, atenção à mulher, a pessoa idosa e a pessoa com deficiência. Entre os serviços de referência oferecidos pelo município estão os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, Centro de Referência da Pessoa Idosa, Centro de Atenção a População em situação de Rua – Casa Amarela.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Mais informações para a imprensa
Paola Zanei – apmzanei@santoandre.sp.gov.br