Governo Alckmin financia blogueiro para ataques ao PT há dois anos
Artigos relacionados
Blogueiro contratado pelo governo do Estado tem atuação contra o governo Dilma na web
Neste sábado (18/4), uma reportagem da Folha de S.Paulo revelou que o advogado e blogueiro Fernando Gouveia, responsável pelo site Implicante, que distribui propaganda antipetista, recebe há dois anos pagamentos mensais por serviços de comunicação prestados ao governo Geraldo Alckmin (PSDB) em São Paulo.
De acordo com o jornal, a página de Gouveia, que tem meio milhão de seguidores no Facebook, publica e ajuda a difundir notícias, vídeos e memes contra o Partido dos Trabalhadores (PT) e a presidente Dilma Rousseff.
O blogueiro é proprietário da Appendix Consultoria, empresa criada em janeiro de 2013, e que passou a receber em junho do mesmo ano pagamentos da Subsecretaria de Comunicação do governo Alckmin, órgão vinculado à Casa Civil do Estado.
A Folha revela que a Appendix foi subcontratada pela Propeg, uma das três agências de publicidade que cuidam da propaganda do governo estadual, e recebeu R$ 70 mil por mês de outubro de 2014 a março deste ano. Procurado, o governo do Estado se recusou a informar o valor total dos pagamentos à empresa de Gouveia, pois esta seria uma responsabilidade da Propeg.
A Subsecretaria de Comunicação permitiu apenas a consulta da documentação no Palácio dos Bandeirantes. Disponibilizou então 88 caixas, cada uma com centenas de papéis sobre propaganda oficial, sem indicar a localização das informações específicas da Appendix.
Documentos consultados pela reportagem no Palácio dos Bandeirantes mostram que a Propeg pagou a Appendix por serviços de “revisão, desenvolvimento e atualização das estruturas digitais” da Secretaria de Estado da Cultura.
A agência se pronunciou sobre o caso em nota, afirmando que subcontrata a Appendix para atender demandas do governo do Estado. Porém, não respondeu quem indicou a empresa nem porque recorre ao blogueiro em vez de fazer ela mesma o serviço.
Por: Portal Imprensa