Inaugurada na noite de ontem, a ação levará materiais didáticos aos alunos para um trânsito mais seguro
Santo André, 13 de maio de 2015 – A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos e da Secretaria de Educação, lançou na noite desta terça-feira (12), no Teatro Municipal, o Projeto Educação para a Mobilidade. A iniciativa tem como principal objetivo auxiliar os professores, gestores e demais membros da comunidade escolar sobre o tema, oferecendo formação e material didático de qualidade para a conscientização de um trânsito mais seguro.
Foram escolhidas sete Emeiefs de diversas regiões da cidade, com cerca de 3,5 mil da alunos da educação fundamental, 250 professores e membros de conselhos de escola para participarem da ação. Com o projeto, a cidade adere oficialmente ao ‘Maio Amarelo’, campanha de conscientização para um trânsito mais seguro. Na ocasião da implementação de pesquisa para concretizar o projeto, as secretarias se basearam no material do projeto “Trânsito na Escola – Educar para a Segurança nas Ruas”, da Secretaria de Educação municipal, objetivando implementar ações educativas de trânsito junto às unidades escolares da cidade.
Presente à cerimônia, o prefeito Carlos Grana, pontuou que o programa, inédito na cidade, espera criar uma consciência de respeito com as crianças. “Convencendo os pequenos, experiência confirmada em outros programas, o convencimento dos adultos fica bem mais fácil. Quero que colaborem, respeitem as leis de trânsito, afinal, respeitar a faixa é respeitar a vida. Estamos em uma busca permanente para que possamos executar nossa lição de casa da maneira que devemos”, finalizou.
Para o Secretário de Educação, Gilmar Silvério, a cidade recebe com bons olhos ações como esta. “Nós temos na nossa cidade muitas pessoas perdendo vidas e com isso queremos preparar nossas crianças para que respeitem o trânsito, utilizem a faixa para atravessar a rua, para que possamos dar exemplo para o país com ações desse gênero. Com isso teremos uma cidade mais humana, fraterna e menos violenta”, pontuou.
O Secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra, afirmou que a mobilidade tomou um espaço importante em matéria de políticas públicas. “Santo André sempre foi referência nas campanhas de trânsito, de conscientização. Vemos hoje uma cidade que, comparada a outras cidades do mesmo tamanho, temos uma população que respeita as leis de trânsito. Criar um novo conceito de cidadão e cidadã é um trabalho continuo e demanda dedicação de todos”, frisou.
Credito da foto: Diego Barros/PSA
Sobre a Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos
A Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos é subdividida em departamentos para facilitar sua atuação ampla. A Pasta é responsável por elaborar estudos e projetos de construção e manutenção de obras e equipamentos públicos.
Desenvolve serviços de manutenção do sistema viário, urbanização e manutenção de praças e áreas verdes, poda, plantio de árvores, roçagem, capina, manutenção da rede de iluminação pública, gerencia os transportes públicos no município, além de administrar parques e cemitérios públicos municipais, fiscalizando cemitérios particulares.
Sobre a Secretaria de Educação
O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade. A rede municipal de ensino é composta por 31 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 10 CESAs (Centros Educacionais de Santo André).
Nas creches, o atendimento em 2014 é de 6 mil crianças de três meses a 3 anos de idade e 8, 4 mil, com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs, são atendidas neste ano aproximadamente 18 mil crianças de 6 a 10 anos e 8 mil com idade entre 3 e 5 anos.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/StoAndre
Mais informações para a imprensa:
Daniel Betega – dabetega@santoandre.sp.gov.br – (11)4433-0133