Fofão conduz Tocha para abertura dos Jogos Escolares de Santo André
Artigos relacionados
Basquete e Futsal dão a largada, efetivamente, a partir desta terça-feira (18), nos 46º Jogos Escolares de Santo André, que, neste ano, teve 72 instituições de ensino e cinco mil alunos inscritos, de 8 a 17 anos. Porém, a cerimônia oficial de abertura ocorreu nesta segunda-feira (17), no Complexo Esportivo Pedro Dell`Antonia, na Vila América. Ali, a ex-levantadora Fofão, campeã olímpica com a Seleção Brasileira de Vôlei em Pequim, na China, em 2008, foi protagonista do momento mais importante para todo atleta: conduzir a tocha e acender a pira olímpica.
A arquibancada do ginásio principal, recheada de estudantes de várias escolas públicas e particulares, vibrou entre aplausos e gritos ao acompanhar os passos da hoje ex-atleta, que se despediu das quadras em maio, após 30 anos de dedicação integral ao voleibol brasileiro. “Foi uma volta ao passado onde a minha história começou”, afirmou Hélia Rogério de Souza Pinto, popularmente conhecida como Fofão, ao se recordar da participação em outros jogos estudantis, a partir dos 10 anos. “Na época, a competição era bem mais tímida”, apontou a ex-jogadora da equipe de São Caetano, entre tantas outras que defendeu como profissional.
O público aprovou. Não faltaram pedidos para selfies, fotos em geral e beijinhos, assim que a cerimônia oficial em quadra acabou. Crianças e adolescentes, inclusive professores de educação física e coordenadores da Secretaria de Esporte e Lazer de Santo André, fizeram uma fila básica para posar ao lado da anfitriã da tarde. “Quem não conhece a Fofão”, afirmou, eufórico, Paulo Roberto dos Santos, 16 anos, aluno do terceiro ano da Escola Estadual Dr. Américo Brasiliense, uma das mais tradicionais do Grande ABC e com 67 anos de fundação. Questionado sobre o que admirava na jogadora, foi taxativo: “a garra dela”.
Atual campeão de voleibol masculino nos Jogos Escolares 2014, Paulo Roberto não estava só na tietagem. Os outros cinco colegas da equipe estavam ali, disputando um abraço com Fofão, que durante 17 anos vestiu a camisa verde e amarela da Seleção Brasileira, além de ter sido a única mulher a disputar cinco Olimpíadas – conquistou três medalhas de bronze e uma de ouro.
O prefeito Carlos Grana agradeceu a presença de Fofão, como exemplo de atleta no cenário esportivo. Também aproveitou para lembrar que Santo André está entre os 300 municípios brasileiros que a tocha olímpica Rio 2016 passará, até agosto do próximo ano, quando começam os jogos na Cidade Maravilhosa. “Estamos praticamente a um ano da maior competição esportiva que ocorrerá em nosso País”, afirmou, ao ressaltar a importância dos Jogos Escolares como celeiro de futuros talentos para o Brasil.
RECORDE –Nesta edição, pelo segundo ano consecutivo, houve recorde de instituições de ensino inscritas no maior torneio estudantil da cidade: 72. Outro destaque ficou pelas Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental), que saltaram de dez para 24 participantes. O restante ficou entre representantes da rede estadual (15) e particular (33).
No total, serão 11 modalidades em disputa, a partir desta terça-feira (18): atletismo, basquete, futsal, ginástica artística, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, xadrez e karatê, além de três categorias (mirim, infantil e juvenil) – feminina e masculina. A realização é da Secretaria de Esporte e Lazer. A programação dos jogos poderá ser conferida no site da Prefeitura de Santo André (www.santoandre.sp.gov.br).
Foto: Diego Barros/PSA
Fonte: Prefeitura Municipal de Santo André