Rui Falcão: A CNBB e a necessidade de uma profunda reflexão
Artigos relacionados
Em meio aos ataques desferidos pela oposição conservadora contra o governo Dilma, o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou documento, dia 28 de outubro passado, que convida a todos a uma profunda reflexão.
Intitulado “A Realidade Sociopolítica Brasileira: Dificuldades e Oportunidades”, o texto, diante da crise política e econômica atual, critica “a incapacidade das instituições republicanas que não encontram um modo de superar o conflito de interesses que sufoca a vida nacional”.
Na avaliação do cenário do País, o documento da CNBB menciona o pessimismo contaminador, “porém equivocado, de que o Brasil está num beco sem saída”.
A CNBB faz uma convocação geral para “assegurar a governabilidade que implica o funcionamento adequado dos três poderes”, insiste na necessidade de recuperar o crescimento sustentável e reduzir as desigualdades, e exige profundas transformações na saúde e na educação.
Ao abordar as eleições de 2016, o texto chama à responsabilidade todos os atores políticos e sociais “comprometidos com a ética, a justiça e a paz a aperfeiçoarem o ambiente democrático para que as eleições não sejam contaminadas pelos discursos segregacionistas que ratificam preconceitos e colocam em xeque a ampliação da cidadania em nosso país”.
Na conclusão, a CNBB condena a corrupção (“praga da sociedade”, segundo o Papa Francisco), mas destaca que o combate a este mal exige que o “Estado cumpra com rigor e imparcialidade a sua função de punir igualmente tanto os corruptos como os corruptores, de acordo com os ditames da lei e as exigências de justiça”.
A íntegra do pronunciamento está no site da CNBB. Convido a nossa militância a debater e difundir o texto.
P.S. Saudamos o PCdoB pelo seu belo e combativo programa de TV.
Rui Falcão é presidente nacional do PT