Mais uma pesquisa mostra piora da avaliação de Paulinho Serra
Artigos relacionados
O índice de satisfação com a gestão do prefeito Paulo Serra (PSDB), em Santo André, registrou queda no terceiro trimestre de 2017. É o que aponta pesquisa recente divulgada pela INDSAT.
De acordo com os dados, a aprovação do mandato do prefeito chegou a 27% (ótimo e bom) nos meses de julho, agosto e setembro. Do total de entrevistados, 44% disseram que a administração do tucano é regular. Ruim e péssimo somam 29%. Entrevistados com ensino fundamental são os mais satisfeitos: 33% deles avaliaram a gestão pública municipal de forma positiva.
No segundo trimestre, ótimo e bom somavam 36%, regular 41%, ruim e péssimo 23%. Já nos três primeiros meses de 2017 os índices chegavam a 42% (ótimo e bom), 40% (regular) e 18% (ruim e péssimo).
Pelo critério de pontuação adotado pelo instituto, o governo Paulo Serra tem agora 570 pontos (grau médio de satisfação), de um total de 1.000 possíveis. O prefeito iniciou seu mandato com 646 pontos (1º trimestre), uma diferença de 191 pontos em comparação ao último trimestre do ano passado.
O fechamento total de sete unidades de Saúde para revitalização, dentro do programa QualiSaúde, e a demora para o início das obras pode explicar a queda do grau de satisfação da população. Outros dois postos da cidade tiveram interrupção parcial no atendimento.
Apesar da queda na avaliação ao longo dos meses, o atual chefe do Executivo andreense conseguiu manter o índice de satisfação em administração pública maior que o registrado no final de 2016. Os atuais 570 pontos representam 115 a mais que os 455 registrados ao término do mandato de Carlos Grana (PT), que marcava na ocasião 13% de ótimo e bom, 33% de regular e 54% de ruim e péssimo.
A INDSAT realiza trimestralmente pesquisas de opinião pública com 4.000 entrevistas nas dez maiores cidades do Estado, com margem de erro de 1,55%. O intervalo de confiança é de 95%. A pontuação é calculada a partir de uma metodologia aplicada sobre os critérios de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo.
Entenda o critério de pontuação INDSAT:
Menor que 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação
Entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação
Entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação
Entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação
Igual ou maior que 800 pontos = Grau de Excelência