DIREITOS HUMANOS E FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

PT Santo André
Por PT Santo André dezembro 10, 2020 23:11

DIREITOS HUMANOS E FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

O dia 10/12 marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos e o último dia dos “16 Dias de Ativismos pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, dia de luta em dobro e também de ressaltar que só podemos falar em Direitos Humanos e em Estado Democrático de Direito quando falamos e lutamos pelo fim da violência contra as mulheres.
Ainda é difícil traduzir de forma fiel os números da violência praticada contra as mulheres, a sociedade patriarcal, na qual vivemos e precisamos derrubar, deixa essa prática enraizada no nosso cotidiano e, de certa forma, até naturalizada, isso faz com que muitas vítimas do mundo inteiro acabem deixando de denunciar as violências sofridas.
Mesmo sabendo que muitas vítimas acabam não denunciando por inúmeros motivos os números que temos são preocupantes, durante a pandemia uma mulher morreu a cada nove horas no Brasil vítima de feminicídio e a violência contra a mulher aumentou em 44,9%.
Mesmo com esses números muitas pessoas que se intitulam do campo progressista ainda acreditam que debater Direitos Humanos e feminismo deve ser pauta secundária, outros, que são assumidamente conservadores, zombam e tentam desacreditar todos e todas que encampam essas lutas. A luta pelo fim da violência contra as mulheres e pelos Direitos Humanos é cotidiana, deve ser feita diariamente e em todos os espaços, enquanto tiver uma mulher, nem que seja uma mulher, vítima de violência a luta continua.
Secretaria de Direitos Humanos do PT Santo André

PT Santo André
Por PT Santo André dezembro 10, 2020 23:11