Uma análise preta sobre 13 de Maio
Artigos relacionados
Uma análise preta sobre 13 de Maio
Muitos dizem ser uma data comemorativa. O Dia da Abolição. Mas não sabem o significado da palavra abolição, adicionando uma outra palavra como escravidão. Então ligam uma palavra a outra, e aí entendem melhor a importância e o significado deste dia e desta data. Vamos pensar e difundir um pouco mais sobre este dia e sobre este mês para nós, brasileiras e brasileiros, especialmente as pretas e os pretos.
Abolição – significa ‘abolir’, ou seja, “não fazer”, “parar de fazer determinada coisa”.
Escravidão – significa ‘fazer pessoas trabalhar forçadamente, sem ela querer’. E pior, essas pessoas não têm liberdade plena, Assim que terminam suas atividades do trabalho, em algum lugar, vão para uma cela, e em outro lugar e momento vão para alojamentos, com condições mínimas do bem viver.
No período de escravidão, as mulheres e homens escravizados não recebem remuneração alguma. As alimentações são precárias e de baixa qualidade. Alguns escravizadores fazem a força de trabalho, por alojamentos, por alimentação e até por salário que os mesmos utilizam no próprio local, que denotam a não liberdade plena.
13 de maio – Dia da abolição
Não aconteceu com facilidade no Império. Foi resultado de muita luta e política das negras e negros libertos e abolicionistas abnegados. Foram seis dias de votações e debates intensos no Congresso da Nação.
O Brasil, foi o último país a abolir a escravatura, resultado este obtido após muitas estratégias, política, engajamento popular, pressão sobre a entidade do Império. Sem mais condições de segurar a escravidão, em 13 de maio de 1888 a Princesa Isabel se viu obrigada a assinar a Lei Áurea. Lei essa que abolia a escravidão no Brasil.
Análise Preta define que este foi um grande dia
O povo negro envolvido viu seus esforços, suas estratégias e suas políticas vencerem, puderam enfim descansar, distensionar e até comemorar a vitória. A liberdade plena é indescritível, pena que para aquele pretos naquele momento não conseguiram se posicionar e entender, pois algumas coisas faltavam por demais para nós, população afro-brasileira.
Cláudio Sant’Anna, secretário de Combate ao Racismo do PT Santo André.