NOTA DO PT SANTO ANDRÉ SOBRE VIDEO LGBTFÓBICO DO CORONEL EDSON SARDANO
Artigos relacionados
NOTA DO PT SANTO ANDRÉ
SOBRE VIDEO LGBTFÓBICO DO CORONEL EDSON SARDANO
O Partido dos Trabalhadores em Santo André vem a público repudiar a violência lgbtfóbica cometida pelo Vereador licenciado e atual Secretário de Segurança da cidade de Santo André, Coronel Edson Sardano, ao proferir, em vídeo, um discurso de alto teor preconceituoso, compartilhado nas redes sociais. Em certo trecho do vídeo, chega a afirmar que “bissexual já é um sinônimo de promíscuo”(!).
Num país marcado pela LGBTfobia, atos como este revelam e perpetuam não somente o preconceito, mas também o ódio por pessoas LGBTQIA+. Pelo fato da LGBTfobia tratar-se de um crime, cobramos uma resposta e providências imediatas por parte do Prefeito de Santo André, em relação à conduta do seu Secretário de Segurança. Também da Prefeitura, requisitamos que desenvolva ações, seja no campo da educação, seja no campo das leis, para erradicar este tipo de violência em nossa cidade.
Cobramos resposta e providências também da Polícia Militar do Estado de São Paulo, pois o Coronel Edson Sardano é um oficial desta instituição.
O que torna isto mais espantoso é o fato deste senhor se dizer cristão e espírita. É imperioso, portanto, que Federação Espírita do Estado de São Paulo também apure tal conduta, pois o mesmo é conhecido palestrante da doutrina espírita e fala como seu representante. Em outro trecho do vídeo, tentando inapropriadamente usar a doutrina para embasar sua lgbtfobia, Sardano afirma: “Espiritismo é uma religião aberta? É! Mas não é “escancarada””. O tom pejorativo do “escancarada” combina com o termo “bandalheira”, como se refere à luta dos LGBTs em outro trecho.
Para comprovar o que afirmamos, segue link do vídeo: https://www.instagram.com/reel/CSHWl72g7jQ/?utm_source=ig_web_copy_link
Este discurso preconceituoso, e propagador do ódio, não coaduna com a doutrina espírita, esta, como sabemos, baseadas na tolerância e no respeito à diversidade, inclusive quanto à orientação sexual, e no respeito ao próximo.
O PT de Santo André condena e repudia qualquer tipo de preconceito e discriminação, expressas em atitudes como a de Edson Sardano, que aumentam com a escalada conservadora e se aproximam de práticas fascistas contra a comunidade LGBTQIA+.
Além de divulgar publicamente essa Nota, estamos enviando diretamente a mesma ao Prefeito de Santo André, Sr. Paulo Serra, à Polícia Militar do Estado de São Paulo, e à Federação Espírita do Estado de São Paulo, para que tomem as providências devidas.
Reafirmamos nossa indignação e ressaltamos nossa luta permanente por uma sociedade que respeite e garanta os direitos humanos.
Santo André, 14 de setembro de 2021.
A Comissão Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores em Santo André
Antonio Padre – Presidente