Começa a construção do Plano Municipal de Cultura de Santo André
Artigos relacionados
Início dos trabalhos contou com palestra do diretor de Políticas Culturais do MinC
Santo André, 16 de abril de 2015 – A Secretaria de Cultura e Turismo de Santo André deu início em 15 de abril aos trabalhos de construção do Sistema Municipal de Cultura (SMC) e do Plano Municipal de Cultura (PMC) em reunião pública no Auditório Heleny Guariba com palestra do diretor de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Pedro Azevedo Vasconcelos. “Como o Plano Municipal de Cultura é de médio prazo, deve espelhar mudanças da sociedade para que possa atualizar conceitos e incorporar novas expressões. Não pode se tornar disputa de prioridade e o papel do poder público não é julgar, mas garantir as diversas manifestações culturais. O plano não pode ser inexeqüível. Ou seja, tem de ir além do campo das intenções”, afirmou.
O diretor lembrou que o Plano Nacional de Cultura é documento de princípios, diretrizes e ações, fruto de longo debate com a sociedade, que orientará a política nacional de cultura até 2020. Em 2011, foram construídas 53 metas e em 2013, o MinC começou a revisão do PNC. “Idéia é pensar em setores para destravar gargalos para o crescimento do país, apostando na economia da cultura. Porém, o setor ainda não tem indicadores sobre o montante de recursos gerados”, afirmou Pedro Vasconcelos. O MinC pediu estudo ao IBGE sobre quatro setores – audiovisual, livreiro, patrimônio e música –, com conclusão prevista para 2017, o qual irá permitir leitura mais fina a partir de banco de dados. “Queremos saber onde estão as potencialidades, os setores mais dinâmicos e que tradicionalmente movimentam a economia”, diz o diretor.
Após a palestra, foi apresentado cronograma de consultas públicas setoriais e territoriais e apresentados os nomes dos membros da comissão de sistematização e elaboração do Plano Municipal de Cultura. “São cinco titulares e seis suplentes da sociedade civil e cinco representantes da prefeitura de Santo André. Esta composição deixa-me animado pela demonstração de cada um no comprometimento com o processo”, detalhou o secretário de Cultura e Turismo, Tiago Nogueira.
As consultas públicas começam em cinco de maio e terminam em 1 de julho. Datas, horários e locais serão divulgados pela Prefeitura.
Sobre a Secretaria de Cultura e Turismo
A Secretaria de Cultura e Turismo é responsável por promover o desenvolvimento e a difusão das atividades ligadas à cultura, arte e turismo. Cuida também da preservação histórica e do patrimônio cultural de Santo André, além de promover o calendário de festividades do município e coordenar os programas executados nas bibliotecas, museus, teatros, escolas de artes, orquestra, espaços esportivos e centros comunitários.
Estão sob os cuidados da Pasta os conselhos municipais de Cultura, de Turismo e de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arquitetônico-urbanístico e Paisagístico de Santo André, bem como o Fundo de Cultura.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Mais informações para a imprensa:
Tuga Martins: mcpmartins@santoandre.sp.gov.br
Marcos Imbrizi: mlimbrizi@santoandre.sp.gov.br