Dell´Antonia desperta interesse e pode incluir cidade nas Olimpíadas

PT Santo André
Por PT Santo André abril 8, 2015 15:46

Dell´Antonia desperta interesse e pode incluir cidade nas Olimpíadas

Complexo Pedro Dell´Antonia está habilitado para receber delegações que vão participar dos Jogos Olímpicos de 2016

O Pedro Dell´Antonia é a principal aposta de Santo André para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. O complexo esportivo aparece como um dos dois locais habilitados na cidade para receber delegações em treinamento no período chamado de pré-jogos, entre janeiro e maio. Há ginásios para a prática de vôlei, basquete, atletismo e tênis de mesa, mas são as duas piscinas que têm despertado o interesse dos países participantes.

Há cerca de um ano, dirigentes do comitê olímpico do Japão vieram conhecer a parte aquática e a próxima visita internacional será feita em maio por um clube que representa a Dinamarca. “Eles (Dinamarca) querem testar as piscinas, treinar por quatro ou cinco dias. Já solicitaram contato de hotéis e academias. A procura dos países deve se intensificar no segundo semestre”, revelou Fábio Rubson, da diretoria de esporte de Santo André.

Apesar de não serem novas, as piscinas do Dell´Antonia – uma olímpica e outra de 25 metros – estão entre as melhores de São Paulo porque ficam em uma área grande e coberta com arquibancadas para dois mil lugares e espaço adequado para os jornalistas. Mas é preciso uma reforma para garantir as Olimpíadas.

“Os japoneses falaram que a estrutura é boa, mas precisa de uma modernização, principalmente na parte de tecnologia. Nas piscinas modernas, quando o atleta bate na borda da piscina, sai o tempo na hora. Não é assim na nossa”, explica Rubson.

Para suprir esse problema e do complexo esportivo como um todo, Santo André apresentou um projeto de revitalização do local para o Ministério do Esporte, que ainda não mandou uma resposta. O custo da reforma é de R$ 13 milhões. Além das piscinas, a obra prevê a troca de piso dos ginásios, acessibilidade e até a construção de um prédio de cinco andares, com academia, centro de fisioterapia, parte médica e um alojamento para 50 pessoas.

Se a verba for liberada, a reforma total terá duração de um ano e a primeira etapa será deixar as piscinas em ordem. E isso não se deve somente à proximidade dos Jogos Olímpicos, mas também aos elevados custos com manutenção do espaço aquático.

“Pensando nas Olimpíadas, precisamos fechar as laterais abertas (que provocam mudança de temperatura), melhorar a infraestrutura de aquecimento e limpeza”, descreveu Fábio Rubson.

Piscina importada – Se o Ministério do Esporte aprovar o projeto, Santo André pretende comprar uma piscina importada da Itália que se chama Myrtha. De fácil instalação, a Myrtha tem a vantagem de poder ser deslocada de um lugar para o outro e zera os custos com manutenção. Atualmente, a cidade gasta R$ 60 mil anuais para trocar os azulejos das piscinas, gasto que não existiria com a Myrtha.

Aramaçan é outro local cadastrado para 2016
Vizinho do Pedro Dell´Antonia, o Clube Atlético Aramaçan é o outro local de Santo André aprovado para receber delegações antes dos Jogos Olímpicos e que também está inscrito no site oficial da competição.

Em uma área de 28 mil metros quadrados, o clube particular tem condições de abrigar quatro modalidades: basquete, vôlei, tênis e futebol.

Os países participantes devem escolher os centros de treinamento que servirão de aclimatação para o Rio de Janeiro entre o segundo semestre deste ano e o começo de 2016.

De: ABCD Maior

 

PT Santo André
Por PT Santo André abril 8, 2015 15:46