#DiadeMobilizaçãoPTSP – Baixada Santista
Artigos relacionados
Partido dos Trabalhadores
Diretório Estadual do PT de São Paulo
Baixada Santista: deputado Alencar Santana analisa conjuntura com partido e sociedade no #DiadeMobilizaçãoPTSP
Deputado estadual participa neste sábado da quarta edição da agenda simultânea em todo o estado de São Paulo
O “Dia Mensal de Mobilização” do Partido dos Trabalhadores de São Paulo recebe neste sábado (12), na Macro Baixada Santista, o deputado estadual Alencar Santana que irá participar de uma plenária sobre análise de conjuntura nacional e estadual, e dialogar com dirigentes, lideranças e militantes da região.
A novidade desta vez fica por conta da definição sobre um tema específico – Segurança Pública, que será debatido pelos deputados e deputadas estaduais e federais e dirigentes, em conjunto com a base partidária e movimentos sociais em cada uma das regiões do estado.
O encontro será na cidade de Peruíbe, na sede do Diretório Municipal do PT e está programado para iniciar às 11h30.
Alencar Santana estará acompanhado do coordenador regional Emerson dos Santos e dirigentes do PT na região.
Para o coordenador Emerson, essa edição do #DiadeMobilização será mais uma “ótima oportunidade de aproximação e diálogo entre o deputado e as lideranças e militantes da região. Na edição de agosto pudemos debater com nossas representantes femininas da Baixada e neste sábado, iremos fazer uma importante análise de conjuntura com toda a militância e simpatizantes do partido.”
Balanço
Em três edições, o Dia Mensal de Mobilização contabiliza mais de 150 cidades visitadas com as presenças dos deputados estaduais e federais; vereadores e vereadoras; prefeitos, prefeitas e vices; dirigentes nacionais e estaduais, coordenadores e coordenadoras de Macros, além da militância e representantes de movimentos sociais.
Serviço
DIA MENSAL DE MOBILIZAÇÃO – MACRO BAIXADA SANTISTA
12 DE SETEMBRO
Cidade: Peruíbe
Horário: 11h30
Atividade: encontro com dirigentes e militantes – análise de conjuntura
Local: sede Diretório Municipal PT
Avenida Padre Anchieta, 9155
* Informações: Emerson dos Santos – F. 13 99739-8864
Entenda o Dia Mensal de Mobilização do PT-SP
A ideia é a de que os 24 parlamentares estaduais e federais do estado de São Paulo participem, no decorrer dos próximos 20 meses, de atividades, plenárias e seminários em todas as regiões do estado paulista, com a militância, prefeitos e prefeitas, vices, dirigentes, presidentes de diretórios e coordenadores de Macros, movimentos e entidades da sociedade civil.
“Serão atividades importantes para reforçarmos os laços do PT e dos mandatos com as 20 Macrorregiões do estado de São Paulo. Aproximar as lideranças da militância e debatermos as prioridades de cada região estão entre as metas”, analisa o presidente estadual do PT-SP, Emidio de Souza.
Para o coordenador estadual do GTE PT-SP, Rodrigo Funchal, a programação visa contemplar vários municípios no estado, inclusive as pequenas e médias cidades.
“Os deputados e deputadas terão a oportunidade de estreitar a relação com cada região, uma vez que a agenda será em sistema de rodízio, ou seja, os 24 parlamentares visitarão, ao menos uma vez, cada uma das 20 Macros de São Paulo”, afirma.
A data pré-estabelecida para mobilização será o segundo sábado de cada mês, entre junho de 2015 a fevereiro de 2017.
Objetivos
– Consolidar o segundo sábado de cada mês como um dia de mobilização do PT no Estado;
– Ampliar a visibilidade dos mandatos dos nossos Deputados e Deputadas Estaduais e Federais no maior número das cidades paulistas;
– Potencializar a presença das principais lideranças do PT de São Paulo nas 20 Macrorregiões;
– Fazer a disputa de ideias e a defesa do PT e dos nossos governos Dilma/Lula na opinião pública local/regional;
– Contribuir para a organização partidária nas pequenas e médias cidades;
– Promover debates sobre o modo petista de governar e legislar;
– Fazer oposição ao governo Alckmin;
– Aproximar nossos mandatos e dirigentes com movimentos sociais, sindicatos, e organizações da sociedade civil progressistas;
– Possibilitar que filiados e filiadas, gestores, parlamentares, militantes e dirigentes do PT, cidadãs e cidadãos, instituições e movimentos interessados/as possam contribuir para o fortalecimento do Partido em todo o estado;
– Projetar nossa ação política com o objetivo de construirmos um diagnóstico permanente sobre o estado de São Paulo;
– Motivar a militância e simpatizantes a se engajar na defesa do PT, dos nossos governos e mandatos parlamentares.
Conheça o deputado
Alencar Santana
Deputado estadual eleito em 2010 e reeleito em 2014, Alencar Santana Braga tem 38 anos e é formado em Direito com especialização em Constitucional. É presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia e membro da Comissão de Transportes e Comunicações da Casa.
Alencar defende políticas para os jovens, educação, cultura e esporte. É coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Juventude, que tem por objetivo propor, elaborar e cobrar do governo do Estado políticas públicas para a juventude.
Também é autor da lei que acabou com a abusiva cobrança pelo uso dos banheiros nas rodoviárias e de outros importantes projetos, como o que obriga empresas de serviços de telefonia, internet e TV a cabo garantirem a clientes antigos os mesmos benefícios de promoções que são oferecidos a clientes novos.
Já em seu primeiro mandato, Alencar foi líder do PT na Assembleia Legislativa.
E em outubro de 2013 Alencar conseguiu aprovar a PEC da Juventude, uma Proposta de Emenda à Constituição do Estado que altera o artigo 277, inserindo o termo “jovem” ao lado das mulheres, das crianças, dos adolescentes, idosos e deficientes como sujeito de direitos e proteção especial por parte do Estado em decorrência de particularidades.
Com muita firmeza, Alencar cobra em seu mandato melhorias no transporte público, a extensão do metrô e a criação do bilhete único metropolitano.
Em Guarulhos, a segunda cidade do Estado e que sedia o maior aeroporto da América do Sul, Alencar luta pelo sonho do trem e metrô na cidade transpondo os muros da Capital, bem como o metrô até o Centro e o trem até o Bonsucesso.
O petista tem atuado em todo Estado, visando compreender os problemas das cidades e trabalhando em busca de soluções. Na região do Alto Tietê, por exemplo, vem lutando pela instalação de uma universidade estadual; Em Franco da Rocha, juntamente com o prefeito Kiko, vem de dedicando para que a cidade tenha uma instituição federal de ensino superior; Em Bragança Paulista, destinou recursos para um programa de inclusão digital nas escolas; indicou emendas para projetos em várias cidades. Enfim, Alencar atua em muitos municípios e de diversas maneiras.
Alencar começou sua militância política no movimento estudantil, em 1992, com 16 anos de idade. Por acreditar na ideologia política do Partido dos Trabalhadores, filiou-se à legenda em 1998.
Foi assessor de um vereador do PT em Guarulhos em 2001 e 2002 e posteriormente assumiu a chefia de gabinete do deputado estadual Sebastião Almeida, hoje prefeito da cidade de Guarulhos. Alencar foi eleito pela primeira vez vereador de Guarulhos em 2004, aos 28 anos, tendo sido o parlamentar mais jovem do PT e líder do governo do prefeito Elói Pietá. Foi reeleito em 2008.
Antes de ser eleito deputado estadual, Alencar foi também secretário de governo do prefeito Sebastião Almeida.