Dias 10, 11 e 12/07 – 1º Pan-Americano de Kung Fu
Artigos relacionados
Ping Fu também visitou nesta terça-feira (7) o prefeito Carlos Grana; competição reunirá cerca de 300 atletas neste sábado e domingo, no ginásio do Pedro Dell`Antonia
Mascote do 1º Pan-Americano de Kung Fu, batizado como Ping Fu pelos alunos da rede municipal de ensino de Santo André, visitou nesta terça-feira (7), no fim da tarde, o gabinete do prefeito Carlos Grana. Ali, meio tímido com a sessão de cliques e vestido com as cores do Brasil, esboçou alguns golpes da modalidade que, de hoje até domingo, terá o Complexo Esportivo Pedro Dell`Antonia, na Vila Pires, como palco. A competição internacional reunirá 13 países, com a China como delegação convidada, e cerca de 300 atletas.
A cerimônia de abertura está marcada para sexta-feira (19), a partir das 20h, no ginásio principal do complexo. As competições serão realizadas neste sábado (11) e domingo (12), entre 8h e 22h, com entrada gratuita ao público. Além do Brasil, os demais países inscritos são Argentina, Paraguai, Peru, Chile, Bolívia, Uruguai, Colômbia, Venezuela, México, Estados Unidos e Porto Rico – os dois últimos da América do Norte e Central, respectivamente.
Para o chefe do Executivo, trata-se de marco importante para Santo André. “É um orgulho, antes de tudo, trazer para cá um evento de caráter internacional. Sem dúvida, uma conquista”, apontou Carlos Grana, ao lado da vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Oswana Fameli.
E complementou. “Espero que seja um legado para construção de um centro de excelência em artes marciais na cidade. Não exatamente com a edificação de um prédio, mas com condições de treinamento e infraestrutura aos atletas praticantes”, afirmou o prefeito. No Brasil, são cerca de 40 mil praticantes da modalidade, segundo a Confederação Brasileira de Kung Fu.
Além do Brasil, os demais países inscritos são Argentina, Paraguai, Peru, Chile, Bolívia, Uruguai, Colômbia, Venezuela, México, Estados Unidos e Porto Rico – os dois últimos oriundos da América do Norte e Central, respectivamente. A competição estará dividida nas categorias infantil (10 a 13 anos), juvenil (14 a 17), adulto (18 a 39) e sênior (acima de 40).
VISITAÇÃO – A partir de agora, o mascote circulará por vários pontos da cidade para divulgação do Pan Americano. Em agosto do ano passado, durante o lançamento de Santo André como sede do torneio, o pinguim foi escolhido como mascote pela Comissão Organizadora. O animal é um dos três primeiros pinguins que nasceram dentro do pinguinário da Sabina Escola Parque do Conhecimento. Atualmente, o espaço público municipal abriga, além do trio nativo, 20 pinguins que pertencem à família Magalhães.
“Sem dúvida, o pinguim é uma marca muito boa para Santo André. Quem sabe se transforme em mascote de outras modalidades esportivas”, confidenciou o prefeito.
Foto: Diego Barros Filho
Fonte: Prefeitura de Santo André