#Dilma alerta: ‘Proposta de Aécio triplicará desemprego’
Artigos relacionados
A campanha da candidata à reeleição, a presidenta Dilma Rousseff (PT) exibiu nesta sexta-feira (17/10) trechos do debate realizado um dia antes no SBT, UOL e Jovem Pan, alertando para inconsistência da proposta do adversário Aécio Neves (PSDB) a respeito da inflação.
“Não vou combater a inflação com os métodos do senhor, que é desempregar, arrochar o salário e não investir.
Vocês falam que querem fazer a inflação convergir para 3%.
Ora, é importante que a dona de casa saiba que o que acontecerá se for para 3%.
Vamos ter uma taxa de desemprego para 15%”, alertou a petista.
Segundo economistas, para Aécio reduzir a inflação em 3%, seria necessário elevar a taxa Selic de 11% para 25%, o que significaria a triplicar o índice de desemprego de 5% para 15%.
Em entrevista ao jornal ABCD Maior, o professor de Economia da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Francisco Funcia, disse que a visão do PSDB acerca do mercado financeiro o motiva a declamar voto em Dilma.
O docente avalia que o ex-presidente do Banco Central nos governos Fernando Henrique, Armínio Fraga – anunciado por Aécio como seu ministro da Fazenda, se eleito – sinaliza métodos que podem tirar o poder de crédito da população e aumentar o desemprego.
“A inflação não está fora de controle, temos expectativas de que vai normalizar.
Trazer de 6,59% (conforme dados do IPCA [Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo]) para (a meta de) 4,5% a qualquer custo significa abrir mão de outras medidas como geração de empregos, diminuição da desigualdade econômica, algo que a presidente Dilma pretende manter nesses 12 últimos anos de ações governamentais”, concluiu.
Quer ver mais? Então assista o programa 9 da presidenta que continuará realizando as mudanças para o Brasil:
https://www.youtube.com/watch?v=OvI2svXt0wI