Em 2014, ‘Banho de Luz’ instalou 1.038 pontos de LED
Artigos relacionados
A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos (SMUOSP), concretizou a implantação de 1.038 pontos de iluminação em LED no ano passado. No Parque Celso Daniel, por exemplo, foram 500 novas lâmpadas, na Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, em toda a sua extensão, mais 370, no canteiro central da Avenida das Nações, 98 pontos e Avenida Vieira de Carvalho e Martins Fontes, outros 70. A revitalização do Parque Pignatari, em execução, terá acréscimo de 270 novas lâmpadas.
A tecnologia LED também foi aplicada no Ginásio de Esportes do Parque Prefeito Celso Daniel, com um total de 60 luminárias, além do Ginásio Noêmia Assunção Gil, no bairro Camilópolis, com a iluminação da quadra e troca das demais lâmpadas convencionais do complexo. Dados da SMUOSP mostram que nas áreas onde o LED foi implantado, houve redução de consumo de energia elétrica em torno de 40%, e ganhos significativos nos índices de luminosidade, superando os 50% em alguns casos. Os equipamentos de LED utilizados tanto nos próprios públicos, quanto em vias e espaços abertos, apresentam vida média de até 70 mil horas.
Totalizando outros 1.852 novos pontos, estão em andamento as obras nos canteiros centrais da Avenida Adriático e Firestone, além do futuro Parque linear da Prestes Maia, Perimetral, Viaduto Ângelo Gaiarsa, Justino Paixão, José Cabalero, trecho da José Amazonas e eixo Giovanni Batista Pirelli, Santos Dumont e entorno do Paço.
CONVENCIONAL – Santo André modernizou e substitui luminárias convencionais obsoletas da cidade, além de instalar novos pontos em 2014. Os trabalhos foram iniciados pelas áreas mais antigas e arborizados, com a substituição de 1.500 luminárias nos bairros de Vila Alpina, Vila Guiomar, Vila Alice, Vila Léa, Jardim do Zodáico e Bairro Jardim atingindo aproximadamente 32 quilometros de vias.
Foram trocados ainda, 520 pontos de iluminação com luz branca em diversas praças que sofreram intervenções do Programa PrefeiturAqui, como a Praça Mário Guindani, Praça do Núcleo Lamartine, Praça Assunção, Rafael Stamato Sobrinnho, entre outras. Foram instalados pontos de iluminação com luz branca em áreas de grande circulação de pessoas, como o entorno dos terminais Santo André Leste e Oeste e áreas de segurança como o Comando da Polícia Militar na Rua Silveiras, Fundação Casa, Penitênciária, Cadeia Pública e Sede da Guarda Civil Municipal na Av. Dom Jorge Marco de Oliveira.
Ainda em relação à iluminação convencional, 950 novos pontos de iluminação foram entregues no Jardim do Mirante, Núcleo Lamartine, Núcleo dos Ciganos, Jardim dos Ciprestes e Núcleo Pintassilva, além de diversas vielas e trechos de ruas que não possuíam iluminação pública, como a Rua das Indústrias e a Rua Gamboa no Jardim Santo André.
Para 2015, a modernização do parque de iluminação pública da cidade atenderá no primeiro semestre os bairros de Camilópolis, Vila Metalúrgica, Jardim Santo Antonio e Jardim Utinga, no segundo subdistrito e no segundo semestre na Vila Bastos, Vila Assunção, Vila Alzira, Santa Tereza, Via Gilda.
Sobre a Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos
A Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos é subdividida em departamentos para facilitar sua atuação ampla. A Pasta é responsável por elaborar estudos e projetos de construção e manutenção de obras e equipamentos públicos.
Desenvolve serviços de manutenção do sistema viário, urbanização e manutenção de praças e áreas verdes, poda, plantio de árvores, roçagem, capina, manutenção da rede de iluminação pública, gerencia os transportes públicos no município, além de administrar parques e cemitérios públicos municipais, fiscalizando cemitérios particulares.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Mais informações para a imprensa:
Daniel Betega – dabetega@santoandre.sp.gov.br (11) 4433-0133
Fonte: http://www2.santoandre.sp.gov.br/