EM DEFESA DA VIDA, DA SÁUDE DOS MORADORES E DA VILA DE PARANAPIACABA
Artigos relacionados
EM DEFESA DA VIDA, DA SÁUDE DOS MORADORES E DA VILA DE PARANAPIACABA
NOTA DO PT – PARTIDO DOS TRABALHADORES EM SANTO ANDRÉ
O Partido dos Trabalhadores em Santo André vem se manifestar sobre a grave situação vivida pelos moradores de Paranapiacaba durante o atual momento, marcado pelo agravamento da pandemia da COVID-19 e pela decretação da Fase Vermelha do Plano SP. E defender e propor medidas junto aos poderes públicos, em defesa da vida, da saúde dos moradores e da Vila de Paranapiacaba.
O governo de Paulo Serra atuou em Paranapiacaba durante a pandemia da Covid-19 em 2020 e durante os primeiros meses de 2021 de maneira diametralmente oposta. A partir de março de 2020, cancelou o envio dos aluguéis dos imóveis de propriedade da Prefeitura e bloqueou o acesso de visitantes à Vila e nesse período em que os moradores começaram a receber o Auxílio Emergencial pago pela União.
Mas agora, em 2021, incoerentemente, iniciou o ano ignorando a situação dos moradores durante a atual Fase Vermelha (ainda mais restritiva), nesse período de crise sanitária e econômica agravada pelo fim do recebimento do Auxílio Emergencial. A prefeitura retomou e manteve a cobrança dos aluguéis, e retirou descontos previstos em lei aos empreendedores; a Vila agora está sem bloqueio para inibir o acesso de visitantes a lazer, que continuam chegando aos finais de semana e circulando sem máscara em locais em que é impossível que o morador se afaste, por exemplo, na passarela, na bica e no ponto de ônibus.
São necessárias e urgentes medidas para amenizar os problemas econômicos pelos quais estão passando os moradores e os riscos sanitários aos quais estão suscetíveis.
Tendo em vista essa situação, o PT de Santo André reivindica:
1 – Isenção do pagamento dos aluguéis à Prefeitura (referentes à Permissão de Uso dos imóveis), durante as Fases Laranja, Vermelha e eventual Fase Roxa do Plano SP.
2 – Articulação com a SABESP para isenção do pagamento das contas de água;
3 – Bloqueio à visitação da Vila durante as Fases Laranja, Vermelha e eventual Fase Roxa do Plano SP, como foi feito em 2020 durante a Fase Laranja. É necessário que a vila esteja fechada ao turismo, no entanto aberta a entregas (delivery);
4 – Garantia de uso permanente de máscaras pelos funcionários públicos no atendimento ao público no bloqueio;
5 – Atendimento aos trabalhadores e às trabalhadoras que chegarem à Estação de Rio Grande da Serra da CPTM após o horário do último ônibus para Paranapiacaba (na atual Fase, às 20:30h.);
6 – Aumento do número de funcionários da fiscalização nas áreas verdes, pois durante a reabertura em 2020 a pressão foi maior do que em anos anteriores, inclusive ocorrendo acidente fatal e grande número de acessos irregulares.
Esperamos que o governo municipal tome as medidas apontadas, necessárias para a saúde e para as condições de vida digna dos moradores da Vila de Paranapiacaba.
Santo André, 25 de março de 2021
A Direção Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores em Santo André
Antônio Padre – Presidente