Esta é a terceira feira com produtos da reforma agrária em Bauru, que já conta com a Feira do Produtor no Parque São Geraldo e outra na Vila Dutra, ambas em funcionamento desde março deste ano.
O secretário de Agricultura e Abastecimento de Bauru, Chico Maia, destaca o ineditismo desta modalidade de feira e informa que os produtores passaram por uma capacitação realizada pelo Sindicato Rural, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O treinamento incluiu técnicas de comercialização, exposição de produtos e fluxo de numerários, dentre outros temas práticos. “É muito bom para a população também, que pode contar com produtos diretos do campo, de qualidade e com bons preços”, destaca Maia.
As feiras chamam a atenção pelas bancas novas e padronizadas, assim como pelos aventais e outros materiais em que predomina a cor verde, que compõem o chamado ´kit feira´ fornecido pelo Incra. “O conjunto inclui a banca, lona, caixas, balança eletrônica, aventais, bonés, sacolinhas biodegradáveis”, descreve o superintendente regional do Incra/SP, Wellington Diniz Monteiro. Segundo ele, o `kit-feira´ dá mais identidade e visibilidade para os produtos da reforma agrária, que fazem parte da estratégia de impulsionar a agroindústria dos assentamentos por meio do Projeto Feiras de Abastecimento Popular da Reforma Agrária, viabilizado pelo Programa Terra Sol do Incra.
Além de atender melhor à população, a realização das feiras tem o mérito de estimular a produção, a organização e a busca de créditos por partes das famílias assentadas. “A participação nas feiras é uma experiência importante para as famílias assentadas, que desta forma se estruturam melhor para vender sua produção regularmente”, avalia Monteiro, que ressalta também a importância das parcerias com as prefeituras municipais para o êxito das feiras, como no caso do município de Bauru. “As feiras trazem benefícios para todos, produtores assentados e população. Além do aumento de renda das famílias produtoras, acaba ocorrendo a valorização das experiências e diversidade de cada localidade, o que resulta numa alimentação mais variada e saudável “, enfatiza Monteiro.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/SP
(11) 3823-8558 / (11) 6380-0283
imprensa@spo.incra.gov.br
http://www.incra.gov.br/sp