Fernando Noé: “A juventude precisa ser protagonista na formulação de propostas para as ações do PT”
Artigos relacionados
Fernando Noé, secretário de Juventude do PT Santo André
Qual a avaliação do recente Congresso e do atual momento da Juventude do PT andreense?
Em nosso Congresso tivemos adesão de jovens não filiados que estão a fim de debater o PT. Porém, a filiação é algo distante, muito pelo atual cenário político em que a direita e a mídia busca, cada vez mais, sangrar nosso partido. No mais, conseguimos com a presença do mestre Sérgio Mamberti (ator) debater o partido e avaliar que precisamos mudar a forma de diálogo com os jovens, uma vez que nossa juventude ocupa cargos no Executivo e Legislativo e se distanciam de nossas pautas.
Quais os desafios da Juventude do PT Santo André?
O principal desafio é fazer com que os jovens, já filiados, voltem a participar e atuar na JPT, de forma que possamos voltar a atuar nos movimentos estudantis e sindicais, base do que já foi nossa juventude. Outro importante desafio é formar nossos jovens reafirmando o PT como partido de esquerda, que defenda pautas progressistas e discuta o atual modelo de sociedade. Isso tudo articulado junto aos outros setoriais e secretarias do partido.
E como atrair os jovens a participarem da vida e construção partidária?
Reafirmar nossas bandeiras! É hora da JPT ir para a rua e dizer que é a favor da descriminalização da maconha! Que é contra a violência policial que atinge em sua maioria os jovens negros; que é contra o aumento de presídios e o fechamento de escolas no estado de SP; que é a favor da igualdade de gênero e da democratização da mídia. É neste caminho que iremos atrair novos jovens e a construção partidária que não dependa de cotas para a juventude, será fruto disso, pois temos a capacidade de formular e discutir o PT.