Geraldo Cruz – ‘Certeza de que coletivamente poderemos superar dificuldades’
Artigos relacionados
Ao ser eleito por meus colegas deputados do Partido dos Trabalhadores para liderar a nossa Bancada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, aceitei a tarefa com consciência dos enormes desafios que se colocam para a oposição no próximo ano. Mas, também, com a certeza de que coletivamente poderemos superar tais dificuldades, democratizando ainda mais nossas decisões e escolhas.
Diante deste governo que há mais de vinte anos se utiliza da máquina pública de nosso estado para atender aos seus próprios interesses, cabe a nós deputados petistas sermos o canal de expressão e luta das demandas dos movimentos populares e dos trabalhadores. E a forma corajosa como atuamos neste início da nova legislatura é exemplar do ponto de vista de uma oposição forte e coerente com as necessidades da população que nos concedeu este mandato.
Declaramos voto contrário ao Projeto de Lei 565/2009, do Tribunal de Justiça, que trata da criação de cobrança de serviços de natureza forense, assim como faremos sempre quando os projetos apresentados contrariarem os interesses da maioria da população. Por outro lado, aprovamos por unanimidade o Projeto de Lei 272/2010, do Governo, que estabelece limites à Área de Preservação e Recuperação dos Mananciais do Alto Juquery (APRM – AJ).
O voto favorável foi estabelecido após ouvir a população moradora das regiões afetadas pela delimitação da APRM do Alto Juquery que abrange áreas dos municípios de Caieiras, Franco da Rocha, Mairiporã, Nazaré Paulista e São Paulo. A demora de doze anos para que o PL fosse encaminhado à Assembleia demonstra a falta de prioridade que a polução menos favorecida vem recebendo do governo tucano, que não teve efetividade para impedir a ocupação desordenada, por falta de planejamento e fiscalização.
Sabemos que, apesar dos esforços federais dos governos Lula e Dilma, com o programa “Minha Casa, Minha Vida” e do plano “Brasil Sem Miséria”, entre tantos outros instrumentos de transformação, passados cinco governos tucanos consecutivos em São Paulo, quase nada foi feito para mudar a grave situação de injustiça social no estado.
É esta realidade que se encontra nas mãos da maior bancada de oposição da Alesp denunciar e enfrentar. Não nos curvaremos diante das dificuldades, e sabemos que só é possível superá-las com a participação dos movimentos sociais e da sociedade civil organizada.
*Geraldo Cruz é deputado estadual pelo PT-SP e líder da Bancada do PT