Governo Grana divulga programação do 15º Festival de Inverno de Paranapiacaba
Artigos relacionados
Evento, nos dias 18, 19, 25 e 26 de julho, marca início da transformação da vila com as obras de restauro do PAC Cidades Históricas
A 15ª edição Festival de Inverno de Paranapiacaba já tem a programação definida. Neste ano o evento acontecerá nos dias 18, 19, 25 e 26 de julho e mais uma vez o público poderá conferir alguns dos principais nomes da música Popular Brasileira e instrumental, além de novos talentos do cenário musical nacional e regional. Lira, Nuno Mindelis, Irmandade do Blues e Kleber Albuquerque são alguns deles. A programação terá ainda atrações itinerantes e cinematográficas e série de atividades culturais, entre outros.
Neste ano as apresentações terão início às 13h, com shows no palco do Mercado, no Clube União Lyra-Serrano, na Rua Direita (confira a programação completa abaixo). Assim como nos dois anos anteriores, a estrutura do festival foi idealizada de forma a valorizar o patrimônio da Vila. Para tanto alguns dos serviços foram instalados em prédios. Para atender o público o festival oferecerá praça de alimentação, banheiros químicos, esquema de segurança. Nos dias do evento o acesso à Vila será restrito a moradores e hóspedes das pousadas e pessoal que trabalha no evento.
Quem for de automóvel deverá deixar o carro no estacionamento na rodovia de acesso á Vila e terá garantido o traslado de ida à Vila e o retorno ao estacionamento em ônibus gratuitos. O valor do estacionamento ainda não foi definido.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Tiago Nogueira, o 15º FIP é especial pois marca um momento importante da Vila. “Um primeiro momento foi a compra da Vila pela Prefeitura, em 2002. Neste ano o evento simboliza o ressurgimento da Vila com as obras do PAC Cidades Históricas, o que permitirá um grande ganho para o turismo. As pessoas que forem à Vila durante o festival já vão perceber isto.”, garantiu.
Novidades – Uma das principais novidades desta edição é o processo de restauro que promete dar nova vida a Paranapiacaba. Quem for à vila terá a oportunidade de conferir as obras nos Galpões do Almoxarifado e das Oficinas, na Garagem das Locomotivas e na Biblioteca. Ainda este ano terão início o restauro de 242 imóveis e outros espaços na parte baixa da Vila. As obras contam com financiamento do Governo Federal através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas num total de mais de R$ 41 milhões.
Outra novidade é a candidatura da vila a patrimônio da Humanidade pela Unesco. Desde fevereiro de 2014 Paranapiacaba encontra-se na lista indicativa de bens culturais brasileiros do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) com vistas ao título de Patrimônio Mundial. Trata-se de uma candidatura inédita no Estado de São Paulo.
O secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Ricardo Di Giorgio lembra os 15 anos de sucesso do evento e destaca a importância dos restauros dos cerca de 250 imóveis da parte baixa. “Estes trabalhos vão mudar a realidade da Vila e representarão uma enorme contribuição para a candidatura a patrimônio da Humanidade pela Unesco. Paranapiacaba é a primeira e única candidata no Estado de São Paulo e os andreenses e paulistas devem se orgulhar muito disto”, afirmou.
O 15º Festival de Inverno de Paranapiacaba é uma realização da Prefeitura de Santo André com o apoio do Sesc e da rádio Eldorado FM. A programação completa está disponível no sítio www.santoandre.sp.gov.br.
XV FIP – 2015 – PROGRAMAÇÃO MUSICAL
Dia 18 de julho
Mercado – 13h: Ricardo Baldacci – Homenagem a Frank Sinatra
Rua Direita – 14h: Trio de Jorge
Clube Lyra – 14h30: Tia Carrol
Mercado – 16h: Márcia Cardoso
Rua Direita – 17h: Quinzinho Oliveira
Clube Lyra – 18h: Roberta Campos
Rua Direita – 19h: Irmandade do Blues
Mercado – 20h: Embaixadores da Maloca do Barbosa
Oficinas 14h30 às 17h30 Xilomóvel
Intervenções 14h Raízes em Ruínas
Intervenções 17h30 Raízes em Ruínas
Street Band 15h Red Hot Street Jazz
Permanente 12h às 18h Cine Olho
Dia 19 de julho
Mercado – 13h: Bruno de La Rosa
Rua Direita- 14h: Grazzie Brasil
Clube Lyra- 14h30: Banda General Blues
Mercado – 16h: Tuto Ferraz & Funky Jazz Machine
Rua Direita – 17h: João Cristal
Clube Lyra – 18h: Lira – O Labirinto e o Desmantelo
Rua Direita- 19h: Marcia Cherubin
Oficinas 14h30 às 17h30 Xilomóvel
Intervenções 14h Raízes em Ruínas
Intervenções 17h30 Raízes em Ruínas
Street Band 17h Red Hot Street Jazz
Permanente 12h às 18h Cine Olho
Dia 25 de julho
Mercado – 13h: Babi Mendes
Rua Direita – 14h: Elaine Marin
Clube Lyra – 14h30: Flávio Guimarães Netto Rockfeller
Mercado – 16h: Nuno Mindelis
Rua Direita – 17h: Adolar Marin
Clube Lyra – 18h: Pélico – Euforia
Rua Direita – 19h: Cry Babe e Convidado
Dia 26 de julho
Mercado – 13h: Paulo Meyer
Rua Direita – 14h: Grupo Sambetto
Clube Lyra – 14h30: Blues Beatles
Mercado – 16h: Cibele Codonho
Rua Direita – 17h: Kléber Albuquerque
Clube Lyra – 18h: Iara Rennó Canta “Drama” de Maria Bethania
Rua Direita – 19h: André Marchiori
Oficinas – 15h30 às 17h30: Colódio de Bike
Intervenções – 12h às 14h: Troco um Causo por um Conto
Street Band – 17h Red Hot Street Jazz
Permanente – 12h às 18h: Cine Olho
Extensão Sesc – 10h às 15h: O Traço – Um Modo de Olhar e Desenhar o Patrimônio