#ComPTpeloBRASIL: Unidade de Saúde é pioneira na gestão compartilhada no governo Grana
Artigos relacionados
‘Carta Compromisso’ foi assinada nesta terça-feira com a proposta de estabelecer responsabilidades e prazos para melhoria do serviço junto à comunidade
A Unidade de Saúde do Bairro Paraíso, que também oferece atendimento de ESF (Estratégia Saúde da Família) à população, foi escolhida como projeto-piloto de gestão compartilhada entre governo municipal, trabalhadores e usuários. Uma Carta Compromisso foi assinada nesta manhã (4) no local, com presença do prefeito de Santo André, Carlos Grana, que estabelece responsabilidades e prazos de cumprimento de ações que promovam a melhoria do serviço. O documento aponta desde dificuldades de infraestrutura, entre as quais, melhor organização do estacionamento e dos acessos de entrada, até de recursos humanos, como falta de profissionais – técnico de enfermagem e auxiliar de farmácia.
A carta é uma das propostas do Programa de Governo 2013-2016 na área da Saúde e foi elaborada durante três encontros (29 de maio, 12 e 19 de junho), entre funcionários da unidade, representantes dos usuários e gestores, que totalizaram nove horas de trabalho. A partir da assinatura do documento, os prazos passam a contar e serão acompanhados pelos integrantes do Conselho Local do equipamento, inclusive com direito a discussões nas reuniões mensais dos conselheiros de saúde e abertas à comunidade.
Para Carlos Grana, a Carta Compromisso é a primeira de várias que serão assinadas na rede municipal de saúde. “Além de importante, temos enorme responsabilidade para que dê certo. Temos metas a cumprir de forma progressiva, mas sempre em parceria com a comunidade. Sem dúvida, esse documento é um marco fundamental para se estender para outras unidades”, apontou.
O secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte, ressaltou que a carta compromisso vai além do que uma simples assinatura no papel. “Trata-se de um processo de pactuação com a comunidade, os trabalhadores da unidade e gestores para superar os problemas. Podemos não resolver 100% das dificuldades, mas enfrentaremos em 100% os problemas”, afirmou.
ACOLHIMENTO – Entre os desafios elencados no documento, divididos em três eixos (infraestrutura, recursos humanos e processos de trabalho), está a melhora do relacionamento pessoal entre os usuários e os funcionários da unidade de saúde. O que foi, inclusive, apontado pelo padre Vanderlei Ribeiro, responsável pela Paróquia Nossa Senhora do Paraíso. “A acolhida é muito importante sempre e em qualquer lugar. As pessoas, principalmente os idosos, precisam de atenção”, disse o pároco, ao acrescentar que a população deve caminhar junto. “Não é só cobrar, estabelecer responsabilidades e prazos. A diferença está aí”, disse o religioso, ex-conselheiro de saúde na unidade e uma das lideranças do bairro.
Além do atendimento como unidade básica tradicional para cerca de 11 mil usuários, o equipamento público possui uma equipe de saúde da família – hoje são 922 famílias inscritas e espalhadas pela região do Bairro Paraíso – Jardim Cristiane, Vila Eldizia, e Jardim Estela, além de parte da Vila Gilda e do Jardim Bela Vista.
Foto: Diego Barros/PSA
Fonte: Prefeitura de Santo André