#GovernoGrana: Estudantes poderão renovar gratuidade pela Internet
Artigos relacionados
Totalmente online, recadastramento da gratuidade escolar muda em 2016
A AESA (Associação das Empresas do Sistema de Transporte Público de Santo André) se reuniu na manhã desta segunda-feira (23), no Teatro Municipal, com representantes de instituições de ensino públicas e privadas para apresentar um novo modelo de recadastramento da gratuidade aos estudantes para o próximo ano letivo. Totalmente pela Internet, tanto escolas quanto alunos deverão utilizar o portal Cades (Cadastramento Escolar), desonerando escolas e estudantes, dispensando a presença na sede da AESA para o processo de renovação. Em 2015, a empresa registrou grande aglomerações após o anúncio da gratuidade por parte da Prefeitura.
Tanto para as escolas, quanto para os estudantes, o trâmite será o mesmo. Através do site www.aesanet.com.br, instituições criarão login e senha no portal Cades para alimentar esse sistema, cadastrando cursos, período letivo e alunos regularmente matriculados em 2016. Este sistema também será utilizado para que os estudantes façam o recadastramento totalmente pelo portal, proporcionando modernidade, tranquilade e segurança para os usuários. Para as instituições públicas e privadas, o cadastro começa em 1º de dezembro e, a partir do momento da conclusão dos dados, o aluno devidamente matriculado poderá se recadastrar.
“Hoje damos mais um passo importante no processo de gratuidade do Passe Escolar”, apontou o secretário de Educação, Gilmar Silvério. “É bom recordarmos a luta histórica da sociedade em prol da gratuidade e do comprometimento da Administração em se manter sempre ao lado desta luta. Sabíamos que, além do custo de implementação, teria de existir vontade política, invertendo prioridades. Sem lutas não há vitórias e conquistas e com essa filosofia tivemos um ano para pensarmos em sistemas para melhor atender à comunidade. Hoje estamos falando em agilizar o processo de renovação do passe escolar para facilitar a vida dos profissionais das escolas e dos nossos estudantes”, completou.
Para Luis Marcondes Freitas Júnior, diretor da AESA, desburocratizar o sistema é palavra de ordem para empresa. “Temos várias ferramentas que sustentam a busca pelo fim da burocracia. Além da bilhetagem eletrônica, temos a biometria e pontos de recarga online e em pontos físicos da cidade”, disse. Ele também ressaltou que a cidade teve grandes conquistas no setor de transporte público, como o Bilhete Único Andreense e o aplicativo Cittamobi.
A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Oswana Fameli, destacou a presença dos representantes das escolas e disse que a união do poder público e da sociedade civil é fundamental para que os estudantes possam transitar facilmente pela cidade e possam se dedicar à vida escolar.
Terão direito ao benefício os alunos regularmente matriculados em curso de ensino básico, fundamental e médio – regular e supletivo – e curso superior, de instituição pública ou particular, desde que reconhecidos ou equiparados e autorizados. Também estão incluídos os alunos matriculados em cursos profissionalizantes de nível técnico.
Sobre a Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos
A Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos é subdividida em departamentos para facilitar sua atuação ampla. A Pasta é responsável por elaborar estudos e projetos de construção e manutenção de obras e equipamentos públicos.
Desenvolve serviços de manutenção do sistema viário, urbanização e manutenção de praças e áreas verdes, poda, plantio de árvores, roçagem, capina, manutenção da rede de iluminação pública, gerencia os transportes públicos no município, além de administrar parques e cemitérios públicos municipais, fiscalizando cemitérios particulares.