Grana propõe protagonismo de Santo André na Conferência Nacional de Saúde
Artigos relacionados
Plenária reuniu cerca de 300 participantes, entre usuários, trabalhadores e gestores do setor
Neste sábado foi realizada a Plenária Municipal da 15ª Conferência Nacional de Saúde, que terá como tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas”. O encontro, no anfiteatro do campus II da Universidade Anhanguera, reuniu cerca de 300 participantes entre funcionários e gestores da Secretaria da Saúde e usuários do sistema.
Na oportunidade os participantes debateram as diversas questões relacionadas à conferência nacional e elaboraram propostas que serão encaminhadas aos encontros estadual e nacional. Também foram eleitos os representantes que representarão a cidade nestes encontros.
Na abertura do encontro a representante do Conselho Municipal de Cultura, Gislene Campos Azevedo, parabenizou os participantes e lembrou a importância do trabalho voluntário realizado pelos conselheiros no sentido de melhorar o Sistema Único de Saúde e saúde pública.
O prefeito Carlos Grana, que também compôs a mesa de abertura do evento, agradeceu os trabalhadores e conselheiros e reafirmou o apoio à área de saúde da cidade. Sobre o SUS, lembrou tratar-se de um sistema que tem muitos desafios, mas que oferece oportunidades de participação como a realizada ontem. “Santo André, no debate regional e nacional tem o que apresentar e propor”, disse. Para o chefe do executivo municipal o principal desafio do sistema é o financiamento. “A Conferência Nacional não deve se omitir em discutir a questão”, finalizou.
Para o secretário de Saúde Municipal Homero Nepomuceno lembrou as conquistas e desafios do sistema nacional “O Brasil é um dos poucos países que realiza implantes gratuitos”, destacou. Em nível municipal, elencou como exemplo de avanço o fato de a cidade realizar 100% dos partos. Entre os desafios, a melhora da infra-estrutura do sistema, problema que, de acordo com o secretário, tem sido enfrentado firmemente.
Informações e fotos: Prefeitura de Santo André