No total, serão 240 representantes escolhidos pelo voto popular para integrar órgão de fiscalização; pleito ocorrerá em 11 de junho
Santo André, 7 de maio de 2015 – Interessados em fazer parte de um dos 39 conselhos de unidades de saúde da rede de atenção básica de Santo André têm até sexta-feira (8), das 9h às 17h, para se inscrever. Basta se dirigir a um posto mais próximo de sua residência, em posse dos seguintes documentos: CPF, RG, comprovante de endereço e atestado de matrícula ou cartão que comprova ser usuário do equipamento. O pleito ocorrerá em 11 de junho.
Em Santo André, cada unidade de saúde possui um Conselho Diretor, conforme a lei municipal 7.489/97. Na primeira etapa, 240 conselheiros, sendo 123 titulares e 123 suplentes, serão escolhidos pelo voto direto da população, responsável pela seleção do candidato representante de sua unidade de saúde de referência. O conselheiro tem a função de acompanhar, controlar e fiscalizar a execução das políticas públicas nos equipamentos localizados nos bairros onde cada integrante reside.
Com o objetivo de fortalecer os conselhos, neste ano, a Secretaria de Saúde inovou no processo de divulgação e ampliou a participação popular. No total, 105 reuniões de mobilização foram realizadas nos diversos bairros e regiões da cidade, utilizando-se espaços comunitários, como igrejas, associações de moradores, escolas e unidades de saúde. O último encontro ocorreu na terça-feira (5), em paróquia do Jardim Carla. Nos encontros, o cidadão pode entender a importância e o papel de um conselheiro.
Sobre a Secretaria de Saúde
Com orçamento previsto de R$ 566.994 milhões para 2015, a Secretaria de Saúde tem destinado o maior valor da peça orçamentária da Prefeitura de Santo André. O governo tem na Pasta uma de suas prioridades, inclusive com a construção de novos equipamentos públicos aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).
A rede de saúde municipal é composta por 33 USs (Unidades de Saúde); dois hospitais (Centro Hospitalar Municipal e Hospital da Mulher); três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24 horas; quatro PAs (Prontos Atendimentos) 24 horas; três Centros de Especialidades Médicas; um Centro de Reabilitação Municipal; dois Centros de Especialidades Odontológicas; um Ambulatório de Moléstias Infecciosas; um Centro de Referência de Saúde do Trabalhador, um Centro de Terapia Comunitária e um laboratório de análises clínicas, além do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Na área de Saúde Mental, são quatro Naps (Núcleos de Atenção Psicossocial), um Caps (Centros de Atenção Psicossocial), quatro residências terapêuticas, duas repúblicas terapêuticas, um consultório na rua (veículo), um Centro de Atenção à Saúde Mental e um Núcleo de Projetos Especiais. Na diretoria de Vigilância à Saúde, o município dispõe de divisões de Vigilância Sanitária; Epidemiológica; Saúde do Trabalhador e Controle de Zoonoses e Ambiental.
A Secretaria de Saúde trabalha em parceria com a Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, que oferece vários serviços e atendimentos à população. A Pasta também oferece apoio diagnóstico e terapêutico, desde municipal até terceirizado, por meio de contratos e convênios.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo.
Links:
Visite o site – www.santoandre.sp.gov.br
Facebook – https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter – https://twitter.com/StoAndre
Mais informações para a imprensa
Elaine Granconato – esgranconato@santoandre.sp.gov.br