Justiça não puniu tucanos criadores do mensalão
Artigos relacionados
Aécio e sua turma foram os criadores do chamado “Mensalão tucano”, também conhecido como mensalão mineiro ou tucanoduto.
Esse escândalo de corrupção e lavagem de dinheiro ocorreu na campanha para a eleição do ucanoEduardo Azeredo (PSDB-MG) – um dos fundadores, e presidente do PSDB nacional – ao governo de Minas Gerais em 1998, e que resultou na sua denúncia pelo Procurador Geral da República ao STF, como um dos principais mentores e principal beneficiário do esquema.
Azeredo teve o valerioduto tucano como principal financiador irregular de sua campanha com recursos públicos e doações privadas ilegais, tudo montado pelo empresário Marcos Valério.
Em denúncia apresentada dia 20 de novembro de 2007 ao Supremo Tribunal Federal, o Procurador Geral da República denunciou que o esquema criminoso, que veio a ser chamado pela imprensa de “mensalão tucano”, foi “a origem e o laboratório” do episódio que ficou conhecido como Mensalão.
Aécio também foi um dos citados como beneficiário nesse esquema de corrupção sendo beneficiário da quantia apurada até agora o valor de R$ 110,00 mil.
Aécio é nomeado numa lista assinada pelo coordenador financeiro da campanha, Cláudio Mourão, como beneficiário de um repasse de R$ 110 mil.
Portanto, Aécio não tem moral alguma para falar em combate à corrupção, principalmente porque em governos tucanos a ordem sempre foi abafar CPIs e engavetar processos de investigação que pudessem alcançar o partido e seus correligionários.