Pesquisa do Instituto DataPoder 360 mostra disparada do ex-presidente, que em julho tinha 26%
Nova pesquisa do Instituto DataPoder 360 apontou crescimento nas intenções de voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, caso seja candidato às eleições presidenciais em 2018. Lula chegou a pontuar 32% na projeção, divulgada nesta quarta-feira (16).
Nos dois cenários em que o nome de Lula é testado, o ex-presidente pontua 32% e 31%. Se a disputa fosse hoje, o líder petista seria o único presidenciável com vaga garantida no segundo turno.
Em julho, as intenções de voto do petista nos dois cenários testados estavam em 23% e 26%. Os números de possíveis eleitores de Lula dispararam frente à perseguição política e jurídica a que o ex-presidente vem sendo submetido.
A pesquisa do DataPoder360 foi realizada por telefone (com ligações para aparelhos fixos e celulares) de 12 a 14 de agosto. Foram feitas 2.088 entrevistas em 197 cidades. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Cenários
Na simulação em que Lula atinge 32% das intenções de voto, ele é seguido pelo deputado federal Bolsonaro (25%). O governador Geraldo Alckmin, Ciro Gomes e Marina Silva empatam tecnicamente, os dois com 4% e Marina com 3%.
Já na simulação onde Lula pontua 31%, Bolsonaro cai para 18%, o prefeito de São Paulo João Dória marca 12% e Ciro e Marina empatam tecnicamente com 6% e 3%, respectivamente.
Fonte: Lula.com.br
Foto: Ricardo Stuckert