Nota de apoio à greve dos Professores e Professoras de Santo André
Artigos relacionados
- [#Agenda] PT-SP: Fórum de Conjuntura completa 20 edições com temática sobre construção de Programas de Governo nesta terça (1º)
- CUT coloca na rua campanha pela anulação da Reforma Trabalhista nesta quinta (7)
- #DiadeMobilizaçãoPTSP: Macro Baixada Santista – Andrés Sanchez participa de #DiadeMobilizaçãoPTSP neste sábado (14)
O PT de Santo André vem a público apoiar a greve das Professoras e Professores da Rede Municipal de Ensino por melhores salários e condições de trabalho.
É com indignação que tomamos conhecimento das faixas colocadas nas várias EMEIFs, cujo o objetivo é tentar vincular a greve ao PT, numa clara tentativa de confundir a população e de enfraquecer o legitimo movimento da categoria. É importante destacar que o prefeito deixe de inventar problemas e passe a governar. Vamos aos fatos:
O Prefeito do PSDB durante a campanha eleitoral prometeu respeitar e valorizar os servidores, além disso, falou em recuperação salarial, em plano de carreira, enfim promessas não faltaram.
A categoria deve se recordar do agora Prefeito em cima de um caminhão de som no Paço Municipal prometendo tudo isso e mais. Passado quase dois anos, o Prefeito esqueceu as promessas e mostra sua verdadeira face: arrocho salarial, perseguição, corte de direitos, falta de transparência e falta total de diálogo e respeito com os servidores e as respectivas entidades.
Em 2017, os servidores tiveram “ZERO” de reajuste salarial com a promessa do Prefeito de que até 2018 a referida inflação seria incorporada aos salários e que também pagaria retroativo à abril de 2017 para surpresa do conjunto da categoria o prefeito MENTIU e não cumpriu a promessa.
Não respeitou a data base, que é 1º de abril, ou seja, quase dois meses se passaram e o Prefeito não honra sua palavra. Esse é o motivo legítimo da greve, e o prefeito ao invés de negociar com as professoras e professores em greve, resolve fazer jogo politico rasteiro culpando os outros.
O PT tomará as medidas judiciais cabíveis diante da difamação do prefeito, cobrando inclusive a investigação sobre o uso inapropriado e ilegal dos próprios municipais para fazer luta partidária, e orienta seus militantes a se solidarizarem com o movimento, num primeiro esclarecendo a verdade dos fatos.
Greve é um direito legitimo de toda categoria, assegurado pela Constituição Brasileira. O PT tem compromisso com a cidade de Santo André e com a educação.
O PT sempre foi um grande aliado da educação. Vale lembrar que a criação dos CESAs, a doação do terreno e posteriormente a construção da Universidade Federal do ABC, a implantação da SABINA, do Estatuto do Magistério, a construção do Centro de Formação dos Professores e Professoras, a implantação dos Programas de Qualificação Profissional, 100% de Passe livre de Estudantes, melhorias em infraestrutura na rede, como: atendimento especial para crianças com deficiências, implantação do CAEM, a Criação do Pró Uni e do FIES são marcas dos Governos do PT em âmbito municipal e Nacional.
Assim sendo, apelamos ao bom senso e mais uma vez conclamamos o Prefeito a descer do palanque e a abandonar sua postura irresponsável, começando por assumir suas responsabilidades com a cidade e com a educação, respeitando os servidores públicos de Santo André. Acreditamos que só a negociação resolverá o impasse, por esse motivo nos orgulhamos que à frente da Prefeitura sempre respeitamos a palavra dada em uma mesa de negociação.
Viva a luta das Professoras e Professores, viva a luta das servidoras e servidores!
Partido dos Trabalhadores – Santo André
25 de Maio de 2018