Durante mais de uma hora, alunos da rede municipal fizeram perguntas ao prefeito a respeito do funcionamento da cidade, orçamento, desafios e até futuro profissional; amanhã (13) haverá novo encontro
Santo André, 12 de maio de 2015 – “Prefeito, o senhor investe muito na saúde?”; “É difícil tomar decisões?”; É a Prefeitura que paga a construção dos prédios públicos?”; “Qual a maior ameaça da cidade, depois da dengue?”; “O senhor sempre quis ser prefeito?”. Com perguntas como essas, o prefeito de Santo André, Carlos Grana, foi “sabatinado” pelos membros do conselho mirim de 16 unidades da rede municipal de ensino que participaram da primeira visita aos poderes Executivo e Judiciário da cidade . Os próximos encontros serão nos dias 13,14 e 21 de maio, às 9h, no salão Burle Marx (9º andar do prédio executivo).
O encontro com o prefeito realizado nesta manhã reuniu 36 conselheiros mirins. Depois da visita à Prefeitura, as crianças foram à Câmara Municipal, onde aprenderam sobre o funcionamento do Poder Legislativo e puderam novamente fazer perguntas. Agora eles têm a missão de passar o resultados do encontro para o restante da turma que ficou na escola. Santo André possui hoje 1,2 mil conselheiros mirins distribuídos em 32 creches e 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) da cidade.
Para Carlos Grana, a oportunidade de ouvir as dúvidas e as solicitações das crianças o deixa revigorado. “As crianças são muito verdadeiras. Se elas gostam, elas falam. Mas também cobram ações com muita firmeza” destacou. “Acredito que estamos construindo uma geração com mais consciência de cidadania do que nós tínhamos quando crianças. Na minha época de escola, da década de 80, quando ainda havia ditadura no país, nem se cogitava a possibilidade de encontrar o prefeito, quanto mais de perguntar e reivindicar, como as crianças fizeram hoje.
Segundo o secretário de Educação, Gilmar Silvério, a atividade faz parte de uma concepção de educação transformadora, que aposta na emancipação e participação cidadã. “Esse processo de eleição dos conselheiros, discussão das questões na escola, visita à Prefeitura e conversa com o prefeito fortalece as crianças, seu espírito crítico e prepara para encarar os desafios futuros com mais ousadia, além de valorizar a importância da democracia para o país”, reforçou Silvério.
“Gostei muito de encontrar o prefeito e poder fazer perguntas para ele, esclarecer minhas dúvidas e poder entender mais como a cidade funciona e como o prefeito trabalha ” disse Milena Safiri, de 10 anos, que este ano é conselheira mirim pela terceira vez. “ Acho importante saber os planos do prefeito, saber se ele vai fazer melhorias para a cidade e se esta cumprindo o que prometeu. Afinal ele mesmo disse, que é preciso cuidado ao dar um prazo para entrega de uma obra, por exemplo, porque esse prazo tem que ser cumprido”, observou Leonardo Messina, de 9 anos.
Sobre a Secretaria de Educação
O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade. A rede municipal de ensino é composta por 31 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 10 CESAs (Centros Educacionais de Santo André).
Nas creches, o atendimento em 2014 é de 6 mil crianças de três meses a 3 anos de idade e 8, 4 mil, com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs, são atendidas neste ano aproximadamente 18 mil crianças de 6 a 10 anos e 8 mil com idade entre 3 e 5 anos.
A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553, com a criação da Vila de Santo André da Borda do Campo. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 17,6 bilhões, sendo o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento municipal de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/StoAndre
Mais informações para a imprensa
Paola Zanei – apmzanei@santoandre.sp.gov.br
Fonte: PSA