PT Santo André discute “Novas Formas de Comunicação” em Etapa do 5º Congresso
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Partido propõe eficiência e agilidade da comunicação durante Etapa Livre Municipal “Por Mais Democracia e Mais Comunicação”, que reuniu especialistas como os professores Ciro Marcondes e Charles Nisz, além do deputado estadual Luiz Turco
Comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando experiências, ideias, sentimentos, informações… A definição do tema exemplifica a repercussão da Etapa Livre “Por Mais Democracia e Mais Comunicação” do Partido dos Trabalhadores de Santo André, ocorrida no último dia 30 de maio, que mobilizou cerca de 60 pessoas na sede do Sindicato dos Bancários do ABC, na cidade andreense.
Coordenado pelo GT Comunicação do PT Santo André, o encontro preparatório ao 5º Congresso Nacional do PT teve duração de 3 horas.
O debate contou com as presenças do diretor da Cátedra Unesco de Divulgação Científica e professor da (ECA-USP), Ciro Marcondes Filho; do pesquisador Charles Jungles Nisz Lourenço, e do presidente do PTSanto André e deputado estadual, Luiz Turco, que discutiram as novas tecnologias de informações, a interlocução com a sociedade e mediado pelo secretário de Comunicação, Humberto Tobé.
Também participaram do encontro o prefeito de Santo André, Carlos Grana; o presidente do Sindicato dos Bancários do ABC, Belmiro Moreira, o coordenador da Macro ABC, Claudinho da Geladeira; o vereador de Rio Grande da Serra, Benedito Teixeira, assessores parlamentares de diversos mandatos, além de companheiros e companheiras dos municípios da região.
Efeitos da Comunicação
Criador da Nova Teoria de Comunicação, Ciro Marcondes entende que atualmente não existe comunicação efetiva, e sim conexões, em que muitas pessoas apenas repassam informações que recebem, sem reflexão sobre o conteúdo da notícia.
“Hoje todo mundo está conectado [nas redes sociais], mas não existe, de fato, a comunicação. Temos uma circulação de sinais. Não adianta termos todos os equipamentos e plataformas necessárias para tal ação, se o que queremos comunicar não tem o mínimo efeito sobre uma pessoa. Comunicação é rara! Não é simples. Não basta ter a televisão, o rádio e o jornal. Só existe comunicação quando provoca uma situação em que leve as pessoas a pensarem sobre tal assunto”, explica.
De acordo com o professor, a manipulação de setores da mídia funciona de maneira a explicitar ideias fáceis e raciocínios simples, num cenário em que as pessoas adotem a mensagem como “verdade absoluta”, sem questionamentos.
“O problema é que os clichês e frases prontas vêm para substituir a reflexão. Inúmeras pessoas adotam frases como resumo de um pensamento que traduz muitas vezes em preconceito. Adotam frases como modo de pensar. Isto não é comunicação. É o reforço do preconceito e estereótipo.
Ainda segundo Ciro, apesar de complexo, o caminho para se comunicar é levar o receptor da mensagem a exercitar a mente e formar opinião própria, em relação aos temas do cotidiano.
“A comunicação acontece quando produz um efeito desestabilizador no outro em relação às suas ideias pré-concebidas. Se não acontecer isso, ficamos limitados apenas a reprodutores de conteúdo”, sintetiza Ciro.
Renovação
Para o professor Charles Nisz, o Partido dos Trabalhadores precisa priorizar a comunicação com a juventude, uma vez que futuramente serão os formadores de opinião na sociedade.
“Menos de 1% dos filiados do PT têm menos de 20 anos. Cadê a renovação do partido? Cadê a categoria de base? Chegamos num impasse. Se temos um terço do eleitorado que tem menos de 25 anos, temos que começar a pensar numa estratégia de comunicação para esse público. Porque daqui quatro a oito anos estes mesmos jovens serão chefes de família, gerentes de empresas e influenciadores de opinião”, analisa.
Democratização
“A comunicação, de um tempo para cá, passou a ser um ponto central em nosso debate. E como somos favoráveis a pluralidade de informações na sociedade e o acesso democrático às notícias, temos que discutir a liberdade de imprensa e a democratização dos meios de comunicação. Não é possível pregar democracia, se a comunicação ficar sempre restrita apenas a alguns grupos majoritários no país”, discursa Luiz Turco.
Inovação
Uma das ações das gestões do Partido dos Trabalhadores em Santo André que revolucionaram o modo de se comunicar efetivamente com a sociedade foi a criação, ainda nos anos 1980, do Orçamento Participativo, durante o governo Celso Daniel. Passado mais de duas décadas, o projeto de participação popular foi adaptado para integrar uma iniciativa inédita na atual administração Carlos Grana: surge em 2013, o PPA Participativo Criança.
“Uma das grandes questões colocadas é como a gente conquista os corações e mentes da juventude. Criamos mecanismos como o OP Criança, em 2014, onde as crianças ajudam a definir o futuro da cidade, se reúnem nas escolas municipais (de 3 a 10 anos de idade) e apontam as prioridades, elegem seus representantes e levam as reivindicações ao prefeito”, revela Grana.
De acordo com o prefeito, cerca de 25 mil crianças da rede pública municipal contribuem com ideias para o futuro da cidade, dentre elas, algumas serão eleitas conselheiras mirins da cidade.
“Quando você traz as crianças para discutir sobre os rumos da cidade, você integra também as famílias e os professores”, reforça.
5º Congresso
O encontro foi aberto ao conjunto de filiados e filiadas do partido, aos profissionais de comunicação social, aos movimentos sociais, sindicais, ecumênicos e entidades da sociedade civil.
O secretário de Comunicação do PT Santo André destacou a importância da atividade e considerou que “Nosso diretório sempre se destacou na organização partidária e a partir das propostas debatidas teremos uma política de comunicação ainda mais perto do nosso filiado e filiada” afirma Humberto Tobé.
Os resultados deste debate serão encaminhados ao 5º Congresso Nacional do PT, que será realizado entre os dias 11 e 13 de junho de 2015.
Das 400 Etapas Estaduais, Municipais, Regionais e Livres realizadas em todo o país, cerca de 140 encontros foram promovidos no estado de São Paulo.
Segue algumas das Propostas:
– Grupo de Teatro itinerante em regiões de grande concentração de pessoas nas cidades. (informar a população sobre ações do partido e do governo, por meio do lúdico, e deixar no imaginário das pessoas, sem explicitar que a ação é do Partido dos Trabalhadores).
– Formação de Núcleos Digitais. (Criação de comissão especial para núcleos físicos).
– Criação de “Debate na Praça” para diálogo com a população sobre temas do cotidiano.
– Incluir na grade curricular oficinas de “Como ler a mídia” como análises críticas sobre a mídia, imprensa, jornalismo e conteúdo.
– Ações para o fortalecimento da imagem do PT perante a sociedade e opinião pública.
– Elaboração de veículos de comunicação alternativa nos bairros. (Divulgação das políticas públicas do PTnas regiões periféricas)
– Uso da bandeira do Brasil em ações do partido.
– Mobilização permanente da nossa militância e resgatar o “Orgulho de ser petista”.
Crédito das fotos: Ajamar
Fábio Sales
GTE PT-SP