PT Santo André inaugura coluna de entrevistas “Três Questões”
Artigos relacionados
Secretária de Políticas Para Mulheres do Governo Carlos Grana, Silmara Conchão é a primeira convidada
O Partido dos Trabalhadores de Santo André inicia nesta quarta-feira (29/04), mais uma edição especial, desta vez, com a criação da coluna “Três Questões”. Quem inaugura a série é a secretária de Políticas Para Mulheres da Prefeitura de Santo André, Silmara Conchão.
Ela conta sobre a criação da pasta, em 2014, e o sucesso de algumas realizações já implementadas na cidade, como o Programa de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, a Parada Lilás e o projeto Quem Ama Abraça, Fazendo Escola. Para o vigente ano, Silmara afirma que o objetivo é a consolidação das iniciativas e o lançamento da campanha “No Coração da Mulher”, neste mês de maio, visando ações preventivas e qualidade de vida para as mulheres.
1 – Quais as principais realizações de sua pasta nos dois primeiros anos de mandato?
Como é uma secretaria nova segue um pouco da história do que foi feito neste início de gestão:
As mulheres representam mais da metade da população e estão assumindo cada vez mais papel decisivo em vários setores da sociedade, inclusive na economia e na política do País. Mas ainda há muitos espaços a serem alcançados, e as mudanças e conquistas ainda não atingem de maneira igualitária a todas.
Por este motivo, no início de 2014, foi criada em Santo André nova instância governamental, a Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM. Com este modelo de gestão, a Prefeitura ratifica seu compromisso com a promoção da igualdade, por meio de políticas que contribuirão para a transformação das relações entre as pessoas. No início do governo encaminhamos um projeto para a SPM do Governo federal e fomos contempladas com orçamento de R$300 mil para estruturar a secretaria com equipamentos, formações e etc.
As ações da pasta são orientadas por duas frentes de atuação: o Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, e a Promoção da Equidade de Gênero e da Autonomia da Mulher.
O “Programa de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres” tem como principal atividade o Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica – Vem Maria, cujos objetivos são prevenir e combater a violência, fortalecer o trabalho em rede, e prestar assistência para que as mulheres acessem seus direitos. A Casa Abrigo Regional é outra iniciativa, que oferece moradia e atendimento integral a mulheres em situação de risco de morte iminente, por motivo de violência doméstica,. Neste local, as usuárias podem permanecer por um período, até reunir condições necessárias para retomar suas vidas. Vale ressaltar que as casas regionais são gerenciadas pelo ao Consórcio, atualmente o GT Gênero do consórcio é coordenado pela SPM Santo André.
A frente que trabalha a favor da promoção da equidade de gênero realiza atividades nas diversas regiões da cidade. O Programa Gênero, Saúde e Meio Ambiente atua na região de manancial, em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC/FUABC. Outra iniciativa, o projeto Se Liga na Parada discute relações de gênero com os jovens e o projeto: Pontos de Gênero, que promove rodas de conversa sobre o tema em diversas regiões da cidade.
No mês de março, a SPM realiza a já tradicional “Parada Lilás”, que este ano articulou cerca de duas mil pessoas na região central da cidade em manifesto a favor da afirmação dos direitos das mulheres. Outra iniciativa de destaque, o projeto “Quem Ama Abraça, Fazendo Escola” possui parceria com a rede municipal de educação e atua na prevenção e no combate à violência contra as mulheres.
Em março deste ano, a SPM publicou em parceria com a Secretaria de Orçamento e Planejamento Participativo – SOPP o livro Mulheres de Santo André, em Pauta. A publicação apresenta perfil socioeconômico das mulheres da cidade e mapa da violência, e consiste em importante subsídio para elaboração de políticas públicas.
“E Agora José” é uma parceria da SPM, sendo um Trabalho em Grupo Sócio Educativo com Homens autores de violência doméstica contra as Mulheres. Promove atividades pedagógicas e educativas em grupo, para julgados e encaminhados pelo Tribunal de Justiça, como parte da pena, conforme previsto na Lei 11.340/2006 e na Lei de Execução Penal. Encontros realizados semanalmente, com duas horas de duração;
Desde 2013 temos divulgado a Campanha “Violência Doméstica e Sexual. Vamos acabar com este mal” para ampla divulgação dos serviços da Rede de atendimento e do 180- Central de Atendimento à Mulher.
A área também mantém ativo Conselho Municipal de Mulheres, e o Elo Mulher, com a participação de servidores e servidoras de todas as secretarias, e responsável pela transversalidade das políticas para as mulheres em todas as ações da Prefeitura.
2 – Apresente as próximas inaugurações, ações e projetos para o ano de 2015.
Para 2015 pretendemos a consolidação destes projetos listados e como novidade lançaremos em maio a campanha do coração da Mulher, recentemente os dados apontaram que a maior causa de morte entre as mulheres se dão por problemas cardiovasculares, mais do que a soma dos canceres e violência, por isso pretendemos dar visibilidade para este fato e investir em campanha de autocuidado com as mulheres da cidade.
3 – Qual a principal marca do governo do Partido dos Trabalhadores na cidade de Santo André?
Podemos considerar que a criação da Secretaria é também uma marca deste governo, já que, foi resultado da reivindicação do movimento de mulheres; demanda da última conferência de mulheres da cidade e compromisso de campanha do nosso prefeito Carlos Grana.
Fábio Sales
Comunicação PT Santo André