#PTemSantoAndre: Prefeito Carlos Grana entrega reforma do centro de parto do Hospital da Mulher
Artigos relacionados
O novo espaço será composto por sala de estar para familiares, sala de recepção e admissão às gestantes, SPA hidroterápico e cinco suítes privativas PPP (Pré-Parto, Parto e Pós-Parto) – anteriormente, um banheiro atendia a dois quartos.
De acordo com a superintendente do hospital, a médica Rosa Maria Pinto de Aguiar, o ambiente favorece a humanização do parto. “Isso envolve a forma como se atende a gestante, desde a entrada no hospital até o momento da alta com o bebê. As munícipes ganharão em privacidade, humanização e qualidade no atendimento prestado”, afirma.
Instalado no Parque Novo Oratório, em área construída de sete mil metros quadrados, o Hospital da Mulher responde por 100% dos partos da cidade realizados via SUS (Sistema Único de Saúde). O equipamento registra média mensal de 350 partos, 11.300 consultas e atendimentos e 10 mil exames e procedimentos. São 113 leitos, incluindo Maternidade, Centro de Parto Natural, Utin (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal), Ucinco (Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal), Ucinca (Unidade de Cuidados Intermediários Canguru), UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Adulto e Centro Cirúrgico, além de Pronto-Socorro 24 horas nas áreas de ginecologia, obstetrícia e violência sexual.
Voltado exclusivamente à saúde da mulher, com ênfase nas áreas de ginecologia e obstetrícia, o Hospital da Mulher tornou-se referência graças à excelência e humanização do atendimento – presentes desde a recepção até as consultas médicas e exames diagnósticos. A unidade oferece assistência total nas áreas de obstetrícia e ginecologia, nos períodos de pré-parto, parto e pós-parto imediato e pós-operatório. Também oferece o alojamento conjunto para mãe e bebê, incentiva e dá condições para acompanhamento familiar, além de prestar assistência integral e humanizada aos recém-nascidos – tanto saudáveis como em regime de terapia intensiva.
Outro benefício oferecido é que todos os exames necessários para apoio ao parto e procedimentos obstétricos estão à disposição das usuárias. O parque tecnológico é destinado ao diagnóstico e terapêutica, contando com métodos gráficos, patologia clínica, imagenologia, anatomia patológica e citopatologia, procedimentos cirúrgicos e videolaparoscópicos, reabilitação de pacientes internos, desenvolvimento de atividades hemoterápicas e hematológicas, além de pronto atendimento no Banco de Leite Humano.
PRÊMIO – Neste 2015, o Hospital da Mulher Maria foi o único equipamento de saúde em todo Estado de São Paulo a receber o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, cuja entrega ocorreu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Entre os atributos que levaram a unidade a conquistar o título está a participação na Rede Cegonha, iniciativa do Ministério da Saúde para garantir assistência de qualidade desde o pré-natal até os dois primeiros anos de vida da criança.
Além disso, desde 2010, o hospital é certificado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) com o título de Hospital Amigo da Criança. Outra ação de destaque e que garante atenção especial às mães é o Projeto Mãe Canguru, sistema pelo qual o recém-nascido com baixo peso ou prematuro permanece em posição vertical, colado, junto ao corpo da mãe.