Santo André é apontada em estudo entre as três melhores cidades do país para investimento em imóveis
Artigos relacionados
*** Dados, levantados entre municípios com menos de 1 milhão de habitantes, foram divulgados pela revista Exame ***
Entre as cidades brasileiras com menos de 1 milhão de habitantes, Santo André foi escolhida como a terceira melhor para investimentos em imóveis. As duas primeiras foram São Bernardo do Campo e a capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande.
O estudo foi realizado por uma consultoria e divulgado na última edição da revista Exame. Segundo a publicação, para mostrar as cidades com maior potencial, a consultoria desenvolveu um indicador que analisa a atratividade dos municípios a partir do cruzamento de uma série de variáveis. Entre elas, as socioeconômicas, o número de pessoas economicamente ativas, renda per capita, déficit imobiliário, nível de instrução da população e capacidade de endividamento.
Segundo o último censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
A matéria da Exame destaca ainda que o mercado imobiliário não está saturado. A consultoria observa que o aumento de renda da população brasileira provocou um boom imobiliário, decorrente da inclusão das classes menos favorecidas no mercado.
“Santo André tem muitos atrativos”, avalia o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Paulo Piagentini. “Temos bons shoppings, clubes, boas áreas de lazer – como os parques Celso Daniel, Central e Regional da Criança. Além disso, estamos investindo na mobilidade urbana e nos destacamos pela atividade econômica, sendo o 12º município do Estado com maior PIB (Produto Interno Bruto)”,afirma.
Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Santo André trabalha em conjunto com o governo federal no programa Minha Casa, Minha Vida, e PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A parceria resultou em projetos de moradias de interesse social.
A Pasta atua também no processo de urbanização de núcleos habitacionais. Novos projetos voltados às melhorias nos serviços de infraestrutura em bairros carentes foram apresentados ao governo federal no fim de 2013. Nos próximos anos, as obras beneficiarão mais de 4.500 famílias.
A secretaria também é responsável pela legislação urbanística, analisando empreendimentos de impacto na cidade, e propondo ações de melhorias urbanas. A área cuida ainda da aprovação e fiscalização de construções, além da fiscalização de atividades econômicas com a emissão do alvará de funcionamento e de obras.
Fonte:
Prefeitura de Santo André