Santo André inaugura Núcleo de Observação do Céu
Artigos relacionados
*** Espaço possui telescópio apropriado para a visualização do sol; imagens poderão ser transmitidas em tempo real para as escolas ***
A Sabina Escola Parque do Conhecimento entra no mês de abril com uma grande novidade. Nesta quinta-feira (2) foi inaugurado o Núcleo de Observação do Céu, um espaço na área externa da Sabina onde estudantes, professores e visitantes vão poder admirar objetos celestes não só à noite, mas também durante o dia. Para isso o Núcleo conta com dois modernos telescópios e vinte binóculos, além do Coronado, um telescópio apropriado para a observação exclusiva do Sol.
O equipamento, de última geração, está acoplado a uma câmera de alta definição que possibilitará a captura, em tempo real, de fotos e vídeos que serão projetados na sala escurecida, construída no local, onde estudantes, professores e público poderão adquirir informações e visualizar imagens incríveis ao vivo da estrela. De acordo com o coordenador científico do Planetário e Teatro Digital Johannes Kepler, Marcos Calil, o Coronado é a peça chave para a realização de um projeto inédito para o ensino e divulgação da astronomia. “As imagens do Sol captadas pelo telescópio serão transmitidas em tempo real para as escolas cadastradas, onde professores e alunos poderão interagir com os profissionais do NOC, simultaneamente”, explicou Calil.
O Núcleo de Observação do Céu também conta com uma moderna sala de aula, cinco Rosas dos Ventos construídas em mosaico, uma réplica de Observatório Indígena que retrata a astronomia praticada pelos índios Guaranis e um Relógio de Sol Analemático, onde o ponteiro do relógio é a própria pessoa.
“A Sabina já nasceu com a missão de ser um grande laboratório para as escolas de Santo André, e a cada ano que passa vamos aprimorando ainda mais a Escola Parque. Esse ano a Sabina está ganhando o NOC, que é mais uma forma de oferecer às crianças a oportunidade de adquirir o gosto pelo conhecimento. E com conhecimento e estudo é possível ter um futuro mais digno, mais feliz”, afirmou o prefeito Carlos Grana. Para o secretário de Educação, Gilmar Silvério, o espaço agrega à Sabina mais uma área capaz de despertar nas crianças o espírito crítico e investigativo, e o interesse pela ciência.
Curso para Professores – Os professores que se inscreverem no curso “Sol: atividades práticas para o ensino fundamental” serão os primeiros a ter acesso aos novos equipamentos do NOC. Voltado para profissionais da rede municipal de ensino, o curso gratuito abordará assuntos teóricos, práticos e tecnológicos para serem aplicados na sala de aula, com ênfase na Astronomia Solar. O objetivo é promover nos alunos o gosto e o entendimento de aspectos importantes referente ao sol, além de motivar nos estudantes a investigação científica. As inscrições vão até o dia 22 de abril e o número de vagas é limitado.
As visitas monitoradas de escolas e a visitação do público aos finais de semana e feriados ao Núcleo de Observação do Céu estão previstas para começarem a partir do segundo semestre.
SERVIÇO
Sabina Escola Parque do Conhecimento
Endereço: Rua Juquiá, s/nº, Vila Eldísia (entrada na altura do nº 135)
Horário de funcionamento: aberto ao público aos sábados, domingos e feriados, das 12 às 18h, com fechamento da bilheteria às 16h45.
Estacionamento gratuito
Ingressos: grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$ 10, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 65 anos. Interessados em assistir a uma das sessões do Planetário e Teatro Digital de Santo André – Johannes Kepler pagam R$ 15, a inteira, com direito a passeio por toda a Escola Parque.
Mais informações, também sobre o curso, pelo telefone 4422-2000.
Fonte:
PSA