Tira-dúvidas

Quem pode se filiar ao PT?
Todo brasileiro, homem ou mulher, com o mínimo de 16 anos de idade, que deseje, como o PT, mudar de verdade o Brasil.

O que fazer para se filiar?
Você precisa informar seus dados pessoais: endereço completo; e-mail e, pelo menos, um número de telefone são obrigatórios. Durante o processo de filiação, você será orientado sobre a história e a concepção do PT, assim como seus direitos e deveres como filiado ou filiada.

Qual é a documentação necessária para se filiar?
Você precisará informar o seu Título de Eleitor e o seu número de CPF.

Tenho que pagar para me filiar ao PT?
Não, mas todos os filiados devem contribuir semestralmente com o partido. O valor mínimo da contribuição é de R$ 15,00. Para saber mais clique aqui.

O que acontece que se eu não pagar estas contribuições?
Quem deixou de pagar suas contribuições não poderá exercer seu direito de voto dentro do partido e também não poderá se candidatar para cargos de direção partidária ou para cargos eletivos.

Posso ser candidato ou candidata?
Para disputar uma eleição é necessário filiar-se a um partido, pelo menos, seis meses antes da data da eleição a que se pretende concorrer. No PT nossos candidatos e candidatas aos cargos no legislativo (vereadores/as, deputados/as e senadores/as) são definidos nos Encontros Partidários, um processo de escolha e consulta à militância, que antecede as Convenções que homologam as candidaturas do partido. Neste processo, sempre que houver mais de um nome concorrendo a uma vaga para cargos no executivo (presidente/a, governadores/as e prefeitos/as) são convocadas prévias onde votam todos os filiados com mais de um ano de filiação, para as vagas ao legislativo são convocados encontros municipais ou estaduais.

Pessoas transexuais tem direito a usar seu nome social?
O PT respeita a identidade de gênero de mulheres transexuais, travestis e homens transexuais, assim sendo, todas as pessoas podem cadastrar seu nome social neste campo. O nome social informado aqui será sempre respeitado nas instâncias internas do partido.

Para saber mais visite a página do PT na internet e leia o nosso Estatuto.