Transporte público na madrugada: Iniciativa de Haddad que serve de exemplo para Alckmin – Por Luiz Turco
Artigos relacionados
Não é de hoje que costumo ser crítico com a falta de sensibilidade de muitos governantes com a qualidade do transporte coletivo. O descaso vai desde o desconforto dos veículos da frota, usuários espremidos nos corredores e ausência no cumprimento dos horários.
Multiplique estes problemas para a maior capital do país, onde a população usuária do transporte sobre trilhos convive diariamente com transtornos, como falhas e manutenção arcaica, o que impossibilita por muitas vezes chegar até o seu destino no horário marcado.
No entanto, outro inconveniente que tem chamado a atenção durante as duas últimas décadas são os trabalhadores, estudantes e aqueles que querem se divertir não terem opções necessárias de condução para voltarem aos seus respectivos lares após à meia-noite.
Diante disso, mais uma atitude louvável do governo Fernando Haddad – que já promoveu uma verdadeira revolução na capital paulista, ao implementar inúmeras ciclofaixas privilegiando a qualidade de vida, menos trânsito e menos poluição nas vias da cidade – irá contribuir decisivamente para que a população estude, trabalhe e se divirta com tranquilidade.
A partir do dia 28 de fevereiro, a gestão do PT colocará 140 linhas de ônibus para transitar pelos principais corredores do município. Outra ótima novidade é que cada linha circulará de 15 em 15 minutos, ou seja, o cidadão não terá que ficar muito tempo no ponto. Serão mais 500 ônibus que atenderão quase 1 milhão de pessoas, durante o horário da meia-noite até 4h40 da manhã, período em que o Metrô e a CPTM não opera.
Aliás, por falar em transporte sobre trilhos, o governador Geraldo Alckmin poderia pegar uma carona na ideia do prefeito Haddad e agir para que o Metrô e a CPTM funcionasse durante 24h.
Esta é mais uma das diferenças quando falamos de uma gestão que pensa do direito de ir e vir, como é o caso do Haddad, e noutra que pensa apenas na passagem de ida, como é o lema do Alckmin.
*Luiz Turco é deputado estadual e presidente do PT de Santo André
Por:
http://www.humbertotobe.com.br/